Conteúdo/ODOC – Dezesseis juízas se inscreveram para o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, aberta em razão do falecimento de Luiz Carlos da Costa. A vaga foi aberta pelo critério de merecimento em uma lista exclusiva para mulheres.
Se inscreveram as magistradas Juanita Cruz da Silva Clait Duarte, Sinii Savana Bosse Saboia Ribeiro, Ester Belém Nunes, Lúcia Peruffo, Anglizey Solivan de Oliveira, Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli, Gleide Bispo Santos, Monica Catarina Perri Siqueira, Amini Haddad Campos, Ana Cristina Silva Mendes, Célia Regina Vidotti, Suzana Guimarães Ribeiro, Rita Soraya Tolentino de Barros, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva, Christiane Costa Marques Neves e Tatiane Colombo.
A escolha da nova desembargadora é feita pelo Pleno do TJMT, composto por 38 desembargadores. Eles levam em consideração informações sobre a produtividade, presteza no exercício das funções, aperfeiçoamento técnico e a adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura.
A lista exclusiva para mulheres atende uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que no final do ano passado aprovou um ato normativo para a implementação de um sistema de alternância de gênero no preenchimento de vagas em tribunais de segunda instância da Justiça brasileira.
Pela proposta aprovada, os tribunais terão que abrir editais alternando a criação de listas mistas e exclusivas para mulheres nas promoções pelo critério de merecimento, até que seja atingida a paridade de gênero.
Atualmente, dos 38 desembargadores do Judiciário mato-grossense, apenas 11 são mulheres. A última mulher a ingressar na Corte foi Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, mas pelo critério de antiguidade.
Fonte: odocumento