Sophia @princesinhamt
Notícias

Justiça determina remoção de vídeo com fake news contra Abilio Brunini por vereador

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

 

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, Moacir Tortato, intimou o vereador Adevair Cabral (Solidariedade) a excluir imediatamente um post de suas redes sociais, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, em que o parlamentar acusa o candidato a prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), de práticas de perseguição a pessoas, utilizando expressões depreciativas e aparentemente infundadas.

A ação proposta pela Coligação Resgatando Cuiabá alegou que o vereador postou em sua rede social no dia 17 de , um vídeo gravado na Câmara Municipal de Cuiabá, onde teria realizado acusações infundadas de perseguição contra Abilio extrapolando os limites da liberdade de expressão.

O teor da publicação inclui afirmações como: “Abílio Fanfarrão” e “O Abílio ataca pessoas, não ataca ”, o que, segundo a defesa de Brunini, visa associar inveridicamente a imagem de seu candidato a atos de perseguição.

“A resolução, que regula a propaganda eleitoral, estabelece em seu art. 9º, § 1º, que é vedada a veiculação de propaganda que ofenda a ou a imagem de candidatos. Com base nos apresentados pela Representante e considerando que o conteúdo veiculado parece ultrapassar os limites da crítica política, observando um ataque pessoal infundado, há probabilidade de configuração de propaganda eleitoral irregular”, diz trecho da decisão do .

A decisão é desta quarta-feira (23) e determina ainda a intimação do Facebook para remoção imediata do conteúdo, sob pena de multa diária no valor de R$ 20 mil.

Fonte: obomdanoticia

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.