Sophia @princesinhamt
Notícias

Juiz revoga prisão preventiva em caso de tráfico de drogas por falta de fundamentação clar

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
prisao preventiva revogada por fundamentacao laconica juiz

Via @consultor_juridico | Por entender que a decisão que converteu uma prisão temporária em preventiva foi tomada fora do prazo e fundamentada de maneira lacônica e imprecisa, o desembargador federal Paulo Cordeiro, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, determinou a soltura de um homem acusado dos crimes de tráfico internacional de drogas e organização criminosa.

A decisão foi provocada por Habeas Corpus em que a defesa sustentou que a prisão temporária já havia expirado e que o juízo de origem, ao invés de colocar o réu em liberdade, decidiu determinar a preventiva sem fundamentação legal. 

Ao analisar o recurso, o magistrado reconheceu que a decisão que determinou a prisão temporária foi fundamentada de maneira legal, legítima e satisfatória. Porém, a que determinou a preventiva se limitou a fazer referência ao parecer do Ministério Público Federal. 

“Dizendo de outro modo, além de a decisão ter sido proferida quando o prazo da prisão temporária já havia escoado, fora feita de maneira lacônica, imprecisa, com mera referência a parecer sequer transcrito em sua integralidade.” 

Diante disso, ele concedeu liminar para revogar a prisão preventiva e impor medidas cautelares ao réu. 

O autor do recurso foi representado pelo advogado Jonathan Piconcelli Neidert.

  • Processo 0804137-73.2024.4.05.0000

Fonte: @consultor_juridico

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.