Sebrae/MT realiza Inspeção Veicular Gratuita e atende 78 automóveis em Sinop
Evento promoveu manutenção preventiva e reuniu empresas do setor automotivo, oferecendo serviços gratuitos e conscientização sobre a importância da revisão veicular
23/09/2024 às 10:52
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), atendeu em Sinop 78 automóveis na Inspeção Veicular Gratuita (IGV), promovida no último sábado (21). O evento foi um sucesso, reunindo motoristas e empresas do setor automotivo. Ao longo de todo o dia, as empresas realizaram uma inspeção gratuita de 80 itens essenciais para o funcionamento dos carros.
A ação, já consolidada, foi realizada pela sexta vez na cidade. Segundo o assistente técnico do Sebrae/MT, Allan Finger, o objetivo era incentivar a manutenção preventiva dos veículos, o que, além de tudo, pode contribuir para um município mais limpo e menos emissão de poluentes.
“A manutenção preventiva é aquela que o motorista não espera o carro quebrar para procurar uma assistência técnica. Quando sei o que meu carro têm de errado, eu consigo me programar financeiramente. Além disso, um carro bem regulado emite menos poluentes tóxicos”, disse ele.
O funcionário público, Rogério Neves, que comprou recentemente um carro seminovo, possuía muitas dúvidas em relação a um problema elétrico que o veículo estava apresentando. Assim que ficou sabendo da ação do Sebrae/MT resolveu participar da inspeção para verificar o que estava acontecendo.
“Tiramos algumas dúvidas principalmente na parte da bateria. Há alguns dias o carro não ligou e achávamos que era algum problema que havíamos causado, mas realmente os técnicos avaliaram e identificaram que a própria bateria precisa ser trocada”, contou o servidor.
Assim que os motoristas chegavam na sede do Sebrae/MT, faziam um breve cadastro e em seguida um manobrista assumia a direção para começar os testes. O construtor Manoel José da Silva, explicou que no evento sentiu mais segurança para levar seu veículo para avaliação, segundo ele, tinha medo de ir em alguma oficina e acabarem trocando peças desnecessárias.
“Já aguardava por essa inspeção, porque pretendo viajar no final do ano e queria saber se está tudo certo no carro. EU confio mais nessa ação do que ir em uma oficina. Muitas vezes acabam mexendo no que não precisa e aqui eu sinto segurança de realmente trocar peças que são necessárias”, explicou Manoel.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Laercio Serenine, boa parte motoristas não entende do funcionamento completo do seu veículo, apenas coisas básicas. Ele também parabenizou a iniciativa e aproveitou para levar seu carro para a inspeção.
“Eu fui vendedor de carro por mais de 20 anos e mesmo assim não entendo praticamente nada de mecânica. Trouxe meu carro porque assim que receber meu checklist vou saber realmente o que ele tem e o que fazer para consertar”, avaliou o secretário.
A falta de manutenção em um veículo pode causar inúmeros problemas, entre eles o risco maior de causar acidentes ou ainda a possibilidade de ficar parado no meio da rua e gerar incomodo ao motorista. O empresário Oliveira Rodrigues da Cruz, proprietário de uma mecânica e parceiro da ação, ressalta que o investimento preventivo pode fazer o motorista economizar.
“Sempre alerto os meus clientes da seguinte maneira, mais vale você investir R$ 50 por mês no seu carro do que deixar três anos sem manutenção e depois gastar R$ 3 mil de uma vez. Na maioria das vezes as pessoas não se programam para fazer um conserto e acabam comprometendo as finanças do dia a dia quando uma peça danifica”, explicou o empresário parceiro do evento.
De maneira superficial os avaliadores verificaram diversos itens como na lataria, mecânica, elétrica, pneus, escapamento, ar-condicionado, suspensão, entre outros. A proprietária de outra empresa parceira, Sandra Mara Schmidel, que já participou de outras edições do IVG, avalia que acima de tudo a união das empresas é o que mais fortalece o setor automotivo do município. “Essa é uma união das empresas. Eu acho que tudo que você junta fortalece. É um presente para o povo de Sinop”.
Enquanto os motoristas aguardavam a verificação do seu carro, eles tinham a oportunidade de aproveitar os espaços montados pelos patrocinadores, com a entrega de brindes, comercialização de produtos e resolução de muitas dúvidas. Desde a chegada ao evento até o final da inspeção, os motoristas não esperavam mais de 20 minutos.
No final da verificação um técnico explicava de maneira detalhada o que estava perfeito no veículo, os reparos que eram necessários revisar e se algum item precisava de urgência e atenção especial. Em seguida, o motorista recebia essa lista e poderia agendar a manutenção nas empresas parceiras com a possibilidade de desconto ou ainda em seu mecânico de confiança.
Fonte: Sebrae