Christinny dos Santos
Única News
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (06), alerta vermelho – de grande perigo – para ondas de calor em 70 municípios de Mato Grosso. Nos próximos cinco dias, a temperatura pode ficar até 5ºC acima da média para esta época do ano.
O alerta foi emitido para municípios como Sinop, Colíder, Alta Floresta, Sorriso, Juara, Campo Novo do Parecis e Nova Mutum.
Além disso, há ainda alerta de perigo potencial para baixa umidade, variando entre 30% e 20%, em 125 cidades, incluindo Cuiabá. Em períodos como este há riscos de incêndios florestais e à saúde, tais como doenças pulmonares, dores de cabeça, entre outras complicações. O Inmet orienta: beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Há também alerta vermelho para gripes e resfriados, além de incidência extrema de Raio UV. A indicação é que o tempo ao sol, sem protetor solar, não ultrapasse 5 minutos.
Alguns municípios como Primavera do Leste e Barra do Garças enfretarão tanto a onda de calor quanto a baixa umidade.
Capital
Cuiabá já foi a cidade mais quente do país sete vezes em um mês. Somente em agosto, o município registrou seis vezes as maiores temperaturas do Brasil. A temperatura deve continuar subindo e pode ficar acima da média histórica, com elevações de 3°C a 5°C, durante todo o mês de setembro.
Além disso, a capital deve estar entre as cidades mais quentes do país novamente no sábado, com previsão de 43 graus.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews