Sophia @princesinhamt
Notícias

Hospital Regional de Sinop realiza primeira captação de órgãos, salvando três vidas

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, neste sábado (27), o primeiro processo de captação de órgãos realizado no município de Sinop. Graças à solidariedade da família dos doadores, três pacientes de dois outros estados terão uma chance de vida.

A captação foi concluída no final da tarde de sábado, na Hospital Regional de Sinop. A cirurgia de retirada dos órgãos iniciou às 12h21 e possibilitou a doação de um fígado e dois rins, que beneficiarão pacientes do Distrito Federal e de São Paulo. 

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

A ação foi coordenada pelas equipes de Mato Grosso e integrou profissionais de saúde de Brasília (DF). A logística para a execução do procedimento teve o apoio da (FAB) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

“A captação e o transplante de órgãos são procedimentos que destacam a grandiosidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma pessoa pode salvar a vida de pessoas que estão em outros estados aguardando o gesto da doação. Quero enaltecer o brilhante trabalho das equipes da SES, por meio da Central Estadual de Transplantes e do Hospital Regional de Sinop, que fizeram esse grande feito acontecer”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

O diretor do Hospital Regional de Sinop, Jean Alencar, comemorou a primeira captação realizada na unidade. 

“Pela primeira vez, em mais de 10 anos do Hospital Regional, nós estamos ofertando para a Central Nacional de Transplantes órgãos de um dos nossos pacientes. Com o consentimento da família e apoio da Central Estadual de Transplantes, demos início ao processo. É preciso valorizar o gesto que esta família teve em um momento de muita dor e devemos também reconhecer o empenho e o envolvimento da nossa equipe assistencial, que abraçou essa causa de uma maneira muito linda”, avaliou o gestor.

A secretária adjunta de Regulação da SES, Fabiana Bardi, destaca a atuação dos profissionais envolvidos na ação. Ela entende que este é um trabalho árduo que exige amor, paciência e das equipes.

“Entendemos a importância da conscientização e do diálogo no processo de doação de órgãos, por isso estamos investindo na criação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes dentro dos hospitais públicos e privados do Estado. Essas comissões são responsáveis pela entrevista familiar e pelas orientações quanto ao processo. Somos muito gratos pela receptividade das famílias que, em um momento difícil, escolhem doar órgãos e salvar vidas”, afirmou Fabiana.

A SES tem investido na reestruturação da Central Estadual de Transplantes com a ampliação da equipe, implantação da comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante e capacitação dos profissionais médicos dos hospitais públicos e privados. Essas ações visam à ampliação do de captações de órgãos no estado.

A coordenadora da Central Estadual de Transplante, Anita Ricarda da Silva, agradeceu às famílias doadoras e também aos profissionais envolvidos.

“Nós agradecemos e parabenizamos o empenho de todos os envolvidos. Às famílias doadoras, nossos mais profundos sentimentos de gratidão e . Por meio desse gesto nobre, outras pessoas terão nova condição de vida e com elas diversas famílias deixarão de sofrer a partir destas doações”, concluiu.

Fonte: reportermt.com

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.