Sophia @princesinhamt
Notícias

Governo estadual oferece ajuda para reconstrução de Shopping Popular e avalia linha de crédito

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União) explicou – após reunião no Palácio Paiaguás na manhã desta segunda-feira (15) -, que o governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), junto com federais e estaduais, terminou com um saldo positivo, com a decisão de colocar em prática, de imediato, duas medidas emergenciais.

Uma delas é a garantia da ajuda do governo para a reconstrução do prédio do Shopping Popular, assim como uma linha de crédito para que os comerciantes possam recuperar seus estoques e voltem a vender.

“A reunião criou dois caminhos, um deles é a reinstalação, para que eles possam trabalhar imediatamente. Agora discutir como podemos ajudar, oferecendo tendas, e uma linha de crédito para repor os produtos, e a segunda fase é a reconstrução”, afirmou Botelho.

De acordo com o presidente, o governo anunciou uma linha de crédito e vai debater de quanto será o disponível. Pivetta declarou que a ideia é que esse crédito seja efetuado sem juros ou com juros zero.

Além disso, o secretário-chefe da Casa , Fabio Garcia, irá coordenar um grupo de trabalho para achar uma forma de investir dinheiro para reconstruir o prédio. “Agora é um trabalho em conjunto para saber como faremos isso. A instalação provisória é prioridade, para colocar novamente eles para trabalharem”, afirmou, deixando claro que a Assembleia está pronta para atender as demandas a qualquer hora.

Pivetta destacou que os valores dos recursos que serão disponibilizados devem ser anunciados até amanhã, após receber o levantamento do prejuízo pela Associação do Shopping Popular.

No encontro, o presidente da Associação dos Camelôs do Shopping Popular, Misael Galvão, adiantou que os comerciantes optaram por se manter dentro do complexo Dom Aquino, que já é administrado pela entidade.

Botelho, desde o início da tragédia, defendeu a união da classe política para ajudar na reconstrução do Shopping Popular, que faz parte da história da cidade de .

Entenda

O Shopping Popular de Cuiabá foi destruído pelo fogo na madrugada desta segunda; as chamas se alastraram pelo local e queimaram vários box e milhares de mercadorias. E devido ao tamanho das chamas, a do shopping desabou. Felizmente não houve feridos.

A propagação do fogo levou cerca de 30 minutos, em razão da alta quantidade de materiais inflamáveis no local. Os militares do chegaram ao local às 2h53, sete minutos após a primeira solicitação via 193. Todo o efetivo de Cuiabá e Várzea ainda continua atuando no combate ao fogo, e no regime de folga foram acionados para reforçar as ações.

Não houve até agora riscos ou alertas de propagação para edificações vizinhas, entretanto, houve desabamento da estrutura devido a intensidade das chamas, o que tem dificultado o trabalho das equipes. O combate conta com o apoio de quatro caminhões pipa, duas caminhonetes e um caminhão com escada. 

Mais de 600 empresas e 3 mil trabalhadores foram afetados diretamente pelo incêndio que destruiu o shopping, na madrugada desta segunda.

Fonte: obomdanoticia

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.