Empreendimento rondonopolitano abre filial após programa de desenvolvimento do Sebrae/MT com grandes empresas
Programa oferece soluções para grandes e pequenas empresas atuarem de forma conjunta na busca por melhores resultados
09/09/2024 às 11:11 Atualização
09/09/2024 às 11:46
O programa Conexões Corporativas, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) em parceria com grandes empresas, promoveu transformação em mais de 20 pequenas empresas em Rondonópolis. No município, o programa, que oferece soluções para grandes e pequenas empresas atuarem de forma conjunta na busca por melhores resultados, foi realizado em parceria com a Fundação Bunge. Uma das empresas participantes e beneficiadas com as soluções foi a Aço Art, que dobrou o faturamento e conseguiu abrir uma filial em primavera do Leste após o programa.
A empresa familiar, fundada há seis anos, atua com a fabricação de peças em chaparia metálica por meio se serviços de corte e dobra, corte laser e corte plasma e oxicorte. Para a CEO, Jennifer Sotério, existe uma Aço Art antes e depois do programa Conexões Corporativas.
“Por meio do projeto do Sebrae, conseguimos abrir a mente da empresa e trazer conhecimento de como atender grandes empresas. A partir desse atendimento, geramos um desenvolvimento do time, evoluímos nossos processos produtivos e também a questão de entrega de comercial e de financeiro. Conseguimos crescer a empresa tanto financeiramente quanto também de tamanho. Antes estávamos somente em Rondonópolis, hoje temos uma filial em Primavera do Leste. Aumentamos o quadro de funcionários e dobramos o faturamento de um ano pra cá”, disse a empresária.
Jennifer Sotério esteve em Sinop, durante o lançamento do programa do Sebrae/MT em parceria com a JMB Urbanismo no município, para compartilhar os resultados positivos após a participação no Conexões Corporativas. Ela ressaltou que a iniciativa contribui com o desenvolvimento das pequenas empresas da região e transforma a economia local.
“É uma baita oportunidade dada tanto pelo Sebrae quanto pela empresa que é participante do Conexões Corporativas para que as empresas possam sair um pouco da zona de conforto, buscar conhecimento e entender que por mais pequenas que elas sejam hoje, elas têm capacidade de atender grandes empresas e alavancar os negócios dela. Para mim foi uma experiência muito gratificante e tenho muito a agradecer ao Sebrae e à Bunge”, disse.
Durante o programa, Jennifer participou da rodada de negócios, do curso ESG para pequenas empresas e consultoria da jornada de Gestão de Pessoas. Por meio da indicação da Bunge, a empresa familiar de Rondonópolis passou a atender uma multinacional chinesa e fechou negócios com outras grandes empresas nacionais. A empresária destaca que a busca por conhecimento é fundamental no processo de crescimento de um empreendimento.
“Estamos em um mercado muito competitivo e se você não sonhar grande, não buscar conhecimento e buscar evolução para o seu negócio, infelizmente você vai acabar ficando para trás. É muito importante aproveitar as oportunidades e dar o melhor possível para colher os resultados”, finalizou.
O programa Conexões Corporativas tem o foco estratégico desenvolvido em cinco frentes:
- Políticas corporativas: Utilizar as políticas das grandes empresas para que as pequenas sejam inseridas ou melhorem seu desempenho na cadeia de valor.
- Inteligência competitiva: Utilizar linha de ação considerando a coleta constante de dados e informações sobre os mercados demandantes e ofertantes.
- Mercados: Criar oportunidades para aproximar pequenas e grandes empresas dentro de suas cadeias de valor.
- Redes: Realizar entregas rápidas e com resultados.
- Desenvolvimento: Aumentar a competência das pequenas empresas.
A gerente regional do Sebrae/MT, Érika Santos, afirma que o programa promove melhorias no ambiente de negócios e incentiva a competitividade de todos os atores envolvidos.
“As grandes empresas podem fazer a diferença dentro do território de atuação, no ambiente de negócios que estão inseridas, por meio de projetos como o Conexões Corporativas, onde é possível apoiar as pequenas empresas que fazem parte da cadeia de valor de grandes empresas e, além disso, ajudar na capacitação e no desenvolvimento desses negócios. Então as grandes empresas conseguem contribuir ainda mais com a atividade de desenvolvimento econômico das cidades onde estão inseridas”, explica.
O programa já atendeu mais de 135 mil pequenos negócios em todo o país e mais de R$ 8,7 bilhões já foram gerados em negócios. Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site do Sebrae ou podem ser obtidas por meio do e-mail [email protected] ou da Central de Relacionamento do Sebrae pelo 0800 570 0800.
Fonte: Sebrae