Uma mulher de 36 anos foi denunciada nessa quarta-feira (17) em Poxoréu, a 259 km de Cuiabá, por exercer ilegalmente a profissão de enfermeira na cidade. O Coren-MT (Conselho Regional de Enfermagem) apresentou a denúncia para a Polícia Civil de que ela atuava usando registro profissional e diploma falsos.
Segundo o Coren, a suspeita se passava por enfermeira e chegou a dar aulas para o curso de Técnico em Enfermagem e atender na rede pública de saúde do município.
Depois de uma denúncia anônima recebida via ouvidoria, a fiscalização foi até o local e solicitou a documentação a mulher. Em dado momento, os fiscais do Coren, perceberam que havia inconsistências.
“Em uma rápida análise foi possível perceber que o diploma que ela apresentou tinham erros de grafias e diferença na fonte utilizada na escrita do documento. Além disso, todo profissional de enfermagem possui um número de registro junto ao Conselho e porta uma CIP (Carteira de Identidade Profissional), esse documento apresentado pela mulher era da cor azul e todo documento original é da cor verde”, nos relatou a assessoria do órgão.
Esses fatores juntamente e a ausência de registro junto ao Conselho foram cruciais para atestar a fraude.
O órgão salienta ainda que qualquer pessoa pode fazer a verificação junto ao Conselho para consultar o cadastro de um profissional de enfermagem por meio desse link aqui.
Vale lembrar que um profissional para atuar como enfermeiro precisa fazer o curso superior em uma faculdade cadastrada pelo MEC (Ministério da Educação) e ter especializações para atuar como docente na área.
Em nota, o Coren-MT ressalta que as devidas providências em relação a falsa-enfermeira foram tomadas. Confira na íntegra:
Fonte: primeirapagina