Empresários de Rondonópolis participam de evento para conhecer potencialidades e aprimorar estratégias
Evento do Sebrae/MT gerou networking e conhecimento por meio de apresentações sobre cenários econômicos e planejamento no dia a dia de uma empresa
10/10/2024 às 12:27
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) realizou, na noite da última quarta-feira (09), o evento ‘Estrategistas de Elite: Networking e Conhecimento’ para apresentar as potencialidades de Mato Grosso e aprimorar as estratégias dos empresários de Rondonópolis. A ação contou com apresentações sobre os cenários econômicos e planejamento no dia a dia de uma empresa. As soluções oferecidas pelo Sebrae/MT também foram apresentadas e os empresários puderam conhecer a história de uma empresa que melhorou os resultados após participar do Programa de Gestão Avançada (PGA).
A analista de Negócios do Sebrae/MT, Jackeline Barros, explica que o objetivo do evento foi tratar sobre planejamento e sobre como os empresários podem olhar para o cenário econômico atual e o projetado para tomar decisões no cotidiano.
“Os empresários poderão pegar essas informações e transformar em um planejamento com ações para o próprio negócio. Eles viram como o empreendimento pode ser impactado de acordo com as mudanças econômicas e entenderam porque é importante se planejar e fazer essa análise. Também foram apresentados produtos, soluções e serviços que ajudam o empresário nessa tomada de decisão”, disse ela.
Para o analista de Negócios do Sebrae/MT, Davi Henrique, entender sobre os cenários econômicos do país e de Mato Grosso é fundamental para compreender a potencialidade regional e impulsionar os empreendimentos locais.
“Mostramos a diferença do nosso estado perante ao Brasil e falamos sobre o crescimento regional, com dados muito positivos que mostram que Mato Grosso é o melhor lugar hoje para se ter um negócio, investir e crescer. O Brasil vive um momento de incertezas econômicas, mas na região Centro-Oeste vivemos um momento totalmente oposto disso. Mato Grosso cresce em torno de 10% ao ano, enquanto o país cresce 2.8%”, comentou Davi.
Durante o evento, Eduardo Straliotto, proprietário da Stra Engenharia, apresentou os resultados positivos obtidos após participação no Programa de Gestão Avançada (PGA) do Sebrae/MT. O empresário contou com o apoio da instituição em quatro grandes áreas da empresa: Marketing, Gestão de Processos, Gestão de Recursos Humanos e Finanças.
“Conseguimos realizar grandes resultados. Tivemos um aumento do número de obras, aumento da satisfação dos clientes e os colaboradores ficaram muito mais engajados com nossa missão, visão e valores. Eu recomendo o programa e indico que o empresário que tem a vontade de crescer e não sabe como, precisa procurar o Sebrae. Além do PGA, são vários outros programas, com mentorias e consultorias, que fazem a diferença”, disse o empresário.
O empresário Julio Sandro Ebert é proprietário da ServFestas, uma empresa familiar que tem mais de 20 anos de funcionamento em Campo Verde. Ele esteve presente no evento e disse que pretende melhorar os resultados com o apoio do Sebrae.
“As apresentações foram muito importantes, principalmente sobre a questão do estado de Mato Grosso em relação ao Brasil. Se o estado cresce 10%, por que nossa empresa não pode crescer 10% ou mais? Esse dado foi muito motivador e teve também o case de sucesso da Stra, onde foi apresentado sobre a questão de desenvolvimento dos departamentos”, afirmou o empresário.
O advogado Mauri Almeida também disse durante o evento que pretende colocar em prática as dicas e orientações sobre gestão de empresas.
“O evento trouxe várias ideias para implantar no meu escritório de advocacia, inclusive com sugestões que nunca tinham passado pela minha cabeça. Sobre estratégia de marketing digital, foi citado sobre a inteligência artificial como exponencial de crescimento na área do direito e da advocacia, então já fiquei mais atento a isso”, comentou o advogado.
Fonte: Sebrae