Nesta quinta-feira (12.09), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, acompanhada do governador Mauro Mendes, se reuniu com o embaixador dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Saleh Al Suwaid, durante a reunião ministerial do G20 Brasil 2024. Mato Grosso tem estreitado conexões com os EAU a partir da aproximação da primeira-dama do Estado com o Jiu-jitsu, e ganhou notoriedade na categoria como madrinha nacional do parajiu-jitsu.
Também participaram do encontro o presidente da Federação Brasileira de Jiu-jitsu Paradesportivo (FBJJP) e fundador da Associação Mato-grossense de Jiu-jitsu Paradesportivo (AMJJP), Elcirley Luz, e o vice-presidente da FBJJP Nacional e vice-presidente Internacional da World Parajiujitsu Federation (WPJJP), Mário Edson Cowboy.
No encontro, o embaixador agradeceu ao governador Mauro Mendes e à primeira-dama Virginia Mendes pela recepção e destacou o papel importante da primeira-dama do Estado na união entre os Emirados e Mato Grosso.
“Estamos felizes e honrados por estarmos aqui em Mato Grosso. Agradecemos a recepção e queremos dizer que a primeira-dama Virginia Mendes nos motivou a estar aqui. Ela tem sido muito importante no esporte de Jiu-jitsu, especialmente para pessoas com deficiência”, destacou Saleh Al Suwaid.
Na oportunidade, a primeira-dama de MT agradeceu o convite enviado pelos Emirados Árabes, por meio do Chairman Al Sayed Al Hashmi, para o grande evento de Jiu-jitsu que acontece em novembro em Abu Dhabi, onde os paratletas da Associação Mato-grossense de Jiu-jitsu Paradesportivo (AMJJP) irão competir com paratletas e atletas de alto rendimento de diferentes países.
“Estamos honrados com o convite e com certeza será uma grande oportunidade para nossos competidores representarem nosso Estado. A história do Jiu-jitsu nos Emirados é muito bonita. Todos os esportes são importantes. Graças a Deus, nosso Estado tem tido excelentes oportunidades, mas ver o parajiu-jitsu deslanchando na busca por espaço nas Paraolimpíadas é realmente motivador”, afirmou Virginia Mendes.
O governador Mauro Mendes ressaltou que o Estado e os Emirados têm boas perspectivas de negócios. “Com certeza, nossa relação com os Emirados oferece boas oportunidades em diferentes áreas. Temos o desafio de alcançar a meta de carbono negativo até 1935, e eles têm recursos e tecnologia. Em contrapartida, temos a oferta de alimentos. Com certeza, vamos fortalecer ainda mais essa conexão”, avaliou Mauro Mendes.
Jiu-Jitsu nos Emirados Árabes Unidos
Nos últimos anos, os Emirados Árabes Unidos (EAU) têm se destacado no cenário global do jiu-jitsu, transformando-se em um polo de desenvolvimento e promoção do esporte. A crescente influência dos EAU no jiu-jitsu é resultado de um investimento estratégico e visionário por parte do governo e de instituições locais, que têm desenvolvido ações para colocar o país no centro das atenções internacionais desta arte marcial.
O jiu-jitsu se consolidou nos anos 2000, quando o país começou a adotar uma postura mais ativa em relação à promoção e ao desenvolvimento do esporte. Em 2012, a criação da Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes Unidos (UAEJJF) marcou um passo decisivo.
O país abriu as portas da inclusão e têm desempenhado um papel crucial no crescimento e na promoção do parajiu-jitsu, demonstrando um forte compromisso com a inclusão e a igualdade no esporte. Com investimentos em infraestrutura, apoio a atletas e eventos de prestígio, o país está moldando o futuro do parajiu-jitsu e se consolidando como um centro global para o esporte adaptado. Mato Grosso mantém uma relação próxima com os Emirados por meio da Federação Brasileira de Jiu-jitsu Paradesportivo (FBJJP) e Associação Mato-grossense de Jiu-jitsu Paradesportivo (AMJJP), com sede em Barra do Garças.
Atualmente 853 famílias são atendidas com o projeto em Barra do Garças, sob a liderança do fundador Elcirley Luz, também presidente da FBJJP. “Foi nos Emirados que nasceu o parajiu-jitsu, e tive a honra de ser recebido pelo Xeique Mohamed bin Zayed e o Abdulmunem Al Sayed Hashmi. Essa parceria só aumenta, e agora temos a força da inclusão em nosso Estado com o apoio da primeira-dama Virginia Mendes que em breve receberá o selo mundial da inclusão”, contou Elcirley Luz.
Fonte: gazetamt