Nos dias 21 e 23 do mês de março, a Prefeitura de Barra do Garças promoverá oficinas com médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para tratar sobre as atualizações no tratamento e diagnóstico de tuberculose. A ação é referente ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, datado no dia 24 de março e será realizada no Centro de Referência Regional de Especialidade em Saúde.
A coordenadora de programas especiais, Geysa Gabriela, explica que através das oficinas e palestras os profissionais da saúde do município estarão cada vez mais preparados para atender a população. “É muito importante realizar essas oficinas e garantir que todos os profissionais estejam atentos às atualizações, garantindo melhores resultados”, disse.
Em 2022, Mato Grosso registrou 1.449 casos de Tuberculose, de acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Barra do Garças registrou 49 no ano passado e, até agora, já possui 10 casos em 2023.
A equipe do Ambulatório de Tuberculose realizou, no último dia 10, ações na Casa de Saúde Indigena (Casai) e explicou sobre a importância do tratamento e medicações diariamente, além de realizar avaliação das pessoas do ciclo de convivência dos diagnosticados – informação importante para mapear a doença.
Em caso de algum sintoma, deve-se procurar pela Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência, os mais comuns são: tosse seca ou produtiva por três semanas ou mais, febre vespertina, perda de peso e cansaço/fadiga.
O Ambulatório de Tuberculose em Barra do Garças realiza exames e tratamento gratuito contra a doença, no Centro de Referência Regional de Especialidade em Saúde (CRRES), o horário de atendimento é das 07h às 12h.