Um novo chamado do MT Hemocentro está sendo feito aos mato-grossenses, nesta quinta-feira (28), para que doações de sangue possam reabastecer o estoque de sangue, que está em situação crítica.
Tipos sanguíneos O positivo (O+) e O Negativo (O-) são as maiores necessidades do banco de sangue neste momento.
Único banco público de sangue de MT, o Hemocentro precisa de doações de todos os tipos, apesar das tipagens sanguíneas acima serem as mais necessárias no momento.
Em épocas de fim de ano, o número de doações acaba caindo, segundo a diretora da unidade, Gian Carla Zanela.
A importância das doações é ainda maior pelo fato de que o Hemocentro é que atende à demanda sanguínea dos prontos-socorros de Cuiabá e de Várzea Grande, do Hospital Universitário Júlio Müller, do Hospital Municipal São Benedito, do Hospital Metropolitano de Várzea Grande, do Hospital Estadual Santa Casa e do HMC (Hospital Municipal de Cuiabá).
Doações
As doações podem ser agendadas neste link, ou por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e WhatsApp (65) 98433-0624.
O horário de atendimento na unidade, localizada na rua 13 de junho, n° 1.055, em Cuiabá, é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.
Quem pode doar?
Para doar, a pessoa deve ter mais de 51 quilos, estar em bom estado de saúde e ter uma alimentação saudável. No dia da doação, a pessoa não pode estar em jejum!
Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, de acordo com o Ministério da Saúde.
Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses.
Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Por isso, a recomendação nas primeiras horas após a doação, é descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.
Fonte: primeirapagina