Já vem sendo realizada desde o dia 09/09 e vai até o dia 23/09, a Campanha Nacional de Multivacinação que objetiva a atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente menores de 15 anos, completados em 2023.
O Dia “D” serve de alerta para a necessidade de se atualizar a cobertura vacinal e isso deve ocorrer no dia 23 de setembro, num sábado, razão pela qual a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento quer a efetiva participação dos pais ou responsáveis para que levem os filhos ou aqueles que se encontrem sob a sua tutela para adesão a “Campanha Nacional de Multivacinação” que já está em atividade desde o dia 09/09.
De acordo com a Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde sob o enfermeiro Lázaro Alves, a multivacinação tem como objetivos, oportunizar o acesso às vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação da Criança e do Adolescente, de modo a atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade.
Dessa forma, se estará diminuindo a incidência, além de contribuir para o controle e a eliminação e até da erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e nos adolescentes menores de 15 anos de idade. De acordo com Lázaro Alves, manter a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes em dia é um desafio e uma questão de saúde pública.
São as doenças como o sarampo, a meningite e a caxumba que afetam a saúde desses grupos etários, que também são importantes transmissores dessas doenças.
Esta campanha em seu dia mais importante e mais chamativo, Dia “D”, estará sendo realizada das 08:00 às 17:00 horas nas unidades de saúde dos bairros, sendo o Jardim Glória, Jardim Petrópolis, São José e PSF Central neste dia 23/09.
É necessário lembrar que não se deve esquecer de levar e de apresentar o cartão de vacinação, através do qual será avaliada a situação vacinal e para se saber se será necessária a aplicação de algum imunizante, e ainda há também a necessidade de apresentação do Cartão SUS.
Fonte: Assessoria da Prefeitura