Sophia @princesinhamt
Notícias

da rede municipal de ensino de São Paulo Atendimento com neurologista é oferecido pela Prefeitura de São Paulo aos alunos da rede municipal de ensino

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Publicado em:
28/04/2023 às 15:17:00
Fonte: Assessoria da Prefeitura

Na última segunda-feira (24), 48 alunos das escolas de Gaúcha do Norte receberam atendimento com médico neurologista, através da demanda identificada dentro das escolas. Os atendimentos foram realizados pelo neurologista Dr. Luiz Henrique de Freitas Paula de Barra do Garças.

A secretária municipal de educação, Tatiane Stange Ghizoni, comentou sobre a demanda e sobre o trabalho desenvolvido dentro da educação antes do encaminhamento ao neurologista. “Esses alunos são alunos que os professores encaminham para a equipe multidisciplinar, os profissionais fazem a triagem que são o acompanhamento e testes para ver se realmente o aluno precisa de encaminhamento. São alunos com características de autismo, hiperatividade, déficit de atenção, não rendimento escolar, que apresenta alguma dificuldade no processo de aprendizagem. Eles são acompanhados e avaliados se realmente é dificuldade no processo de aprendizagem cognitiva mesmo ou está relacionado com o processo de disciplina e de limite. Quando a equipe multidisciplinar diagnostica que realmente é no processo cognitivo é realizado o encaminhamento para acompanhamento de um neurologista”, disse a secretária.

Esses alunos já foram encaminhados para a saúde do estado para receber atendimento com neurologista, muitos já faz algum tempo que estão na fila de espera, já outros com diagnóstico mais recente. Devido a demora por atendimento, a quantidade expressiva de alunos e o custo alto do serviço, a administração municipal, através das secretarias de saúde e educação, realizou o processo de dispensa de licitação e investiu R$ 29.200 (vinte e nove mil e duzentos reais) para a contratação do serviço.

“É uma dificuldade presente dentro da nossa educação e dentro de muitas famílias, então buscamos atender essa demanda. Buscamos por um profissional, verificamos sua disponibilidade de se deslocar até nosso município para prestar esse serviço e conseguimos atender esses alunos. É muito gratificante ter a oportunidade de ajudar esses pais que tanto desejam esses atendimentos para seus filhos”, disse o prefeito Voney Rodrigues Goulart.

Além das consultas, exames de eletroencefalograma também foram realizados nos alunos que realmente precisavam, tudo custeado pela prefeitura. “Agora temos alguns alunos com retorno de 60 dias, outras de 90 dias e a administração vai continuar acompanhando”, finalizou a secretária de educação.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.