Fechada há mais de duas décadas para visitação pública, a reabertura da Gruta da Lagoa Azul, em Nobres, está cada vez mais próxima de acontecer. Após mais de um ano de estudos, reuniões e intensa articulação entre o Conselho Municipal de Turismo de Nobres (Comtur), Governo de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Adjunta de Turismo, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), foi assinado em abril deste ano o Termo de Cessão de Uso da área. Apesar de localizado em uma área de assentamento do estado, o atrativo turístico está sob o domínio da União por se tratar de grutas e cavernas.
“Quando assumi a presidência do Comtur ninguém sabia explicar, ao certo, motivo de a gruta continuar fechada à visitação pública. Tratava-se de um grande imbróglio de competência de jurisdição, já que a responsabilidade sobre o local envolvia diferentes autarquias”, explica Carla Rocha, presidente do Comtur de Nobres.
Segundo ela, a mediação do vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, foi fundamental ao longo de todo um trabalho que durou mais de um ano até que toda a situação da Gruta da Lagoa Azul fosse definida.
“Com esse termo de cessão concedido pelo Incra a Sema poderá finalizar o projeto de manejo da Lagoa Azul e fazer investimentos em infraestrutura adequada para receber os turistas com segurança e de maneira sustentável”, observou.
A Gruta da Lagoa Azul foi o principal atrativo do estande do Comtur na 30ª Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT) que aconteceu na última semana em Cuiabá. O Conselho participou de forma inédita e independente, com espaço próprio e recursos do Fundo Municipal de Turismo, por entender a importância de estar presente em um momento em que é preciso dar continuidade ao processo de reabertura do atrativo turístico, bem como realizar outras ações que divulguem e fortaleçam a atividade do turismo em Nobres.
“A FIT fortaleceu o Comtur, um conselho ativo e forte que vem desenvolvendo um trabalho independente para o desenvolvimento do turismo e que conta com o apoio direto dos empresários da região”, enfatizou Carla Rocha.
O vice-governador Otaviano Pivetta visitou o estande do Comtur e elogiou a postura dos empresários em não desistir de buscar uma solução para a reabertura da Gruta da Lago Azul, o atrativo turístico mais importante da região.
Em paralelo a esta ação, o Comtur de Nobres mantém um diálogo constante com o secretário de Estado de Turismo, Felipe Wellaton, na busca de soluções para outros problemas de infraestrutura da região como as estradas, por exemplo.
O Comtur recebeu do governo do Estado o compromisso da destinação de recursos dentro do Plano Plurianual (PPA) para investimento em obras de infraestrutura. Em visita à FIT, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, ressaltou a necessidade de investimentos no município para receber o turista com mais conforto e comodidade.
“As atrações de Nobres são realmente lindas, temos grandes potenciais, mas a cidade ainda é carente de infraestrutura. Chegar até os locais é difícil e isso prejudica o turismo. Vamos licitar serviços de água, saneamento, calçada, iluminação e praças e vamos asfaltar o acesso a todos os pontos turísticos de Nobres”, anunciou.
A parceria do Comtur de Nobres com o Sebrae foi outro destaque da feira. Empresários do Bom Jardim Adventure, empresa que realiza passeios de quadriciclo na região, dividiram com o público informações sobre a trajetória da empresa que está perto de ser reconhecida em nível internacional com certificação do Sebrae.
A iniciativa do Sebrae auxilia os empreendedores de ecoturismo e turismo de aventura de todo o país a obter a certificação internacional em gestão de segurança. Com o selo, o negócio ganha em competitividade no mercado, despontando como uma empresa comprometida com a segurança dos clientes e colaboradores e adequada às regras de funcionamento de empreendimentos do setor.
Com essa certificação, a Bom Jardim Adventure vai se juntar a outras 18 empresas do Brasil autorizadas e qualificadas a realizar esta que é considerada a segunda atividade de maior risco no turismo de aventura.
“A participação na FIT foi muito importante para trocarmos conhecimentos e informações que vão agregar à atividade que desenvolvemos na região, melhorando cada vez mais para atender o turista com ele merece”, disse o empresário Leandro Almeida, da Bom Jardim Adventure.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews