Sophia @princesinhamt
Notícias

Conselho de Turismo de Nobres se mobiliza pela reabertura da Gruta da Lagoa Azul, um dos principais atrativos da região.

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Fechada há mais de duas décadas para visitação pública, a reabertura da Gruta da Lagoa Azul, em Nobres, está cada vez mais próxima de acontecer. Após mais de um ano de estudos, reuniões e intensa articulação entre o Conselho Municipal de Turismo de Nobres (Comtur), Governo de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Adjunta de Turismo, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), foi assinado em abril deste ano o Termo de Cessão de Uso da área. Apesar de localizado em uma área de assentamento do estado, o atrativo turístico está sob o domínio da União por se tratar de grutas e cavernas.

“Quando assumi a presidência do Comtur ninguém sabia explicar, ao certo, motivo de a gruta continuar fechada à visitação pública. Tratava-se de um grande imbróglio de competência de jurisdição, já que a responsabilidade sobre o local envolvia diferentes autarquias”, explica Carla Rocha, presidente do Comtur de Nobres.

Segundo ela, a mediação do vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, foi fundamental ao longo de todo um trabalho que durou mais de um ano até que toda a situação da Gruta da Lagoa Azul fosse definida.

“Com esse termo de cessão concedido pelo Incra a Sema poderá finalizar o projeto de manejo da Lagoa Azul e fazer em infraestrutura adequada para receber os turistas com segurança e de maneira sustentável”, observou.

A Gruta da Lagoa Azul foi o principal atrativo do estande do Comtur na 30ª Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT) que aconteceu na última semana em Cuiabá. O Conselho participou de forma inédita e independente, com espaço próprio e recursos do Fundo Municipal de Turismo, por entender a importância de estar presente em um momento em que é preciso dar continuidade ao processo de reabertura do atrativo turístico, bem como realizar outras ações que divulguem e fortaleçam a atividade do turismo em Nobres.

“A FIT fortaleceu o Comtur, um conselho ativo e forte que vem desenvolvendo um trabalho independente para o do turismo e que conta com o apoio direto dos empresários da região”, enfatizou Carla Rocha.

O vice-governador Otaviano Pivetta visitou o estande do Comtur e elogiou a postura dos empresários em não desistir de buscar uma solução para a reabertura da Gruta da Lago Azul, o atrativo turístico mais importante da região.

Em paralelo a esta ação, o Comtur de Nobres mantém um diálogo constante com o secretário de Estado de Turismo, Felipe Wellaton, na busca de soluções para outros problemas de infraestrutura da região como as estradas, por exemplo.

O Comtur recebeu do governo do Estado o compromisso da destinação de recursos dentro do Plano Plurianual (PPA) para investimento em obras de infraestrutura. Em visita à FIT, o governador de Mato Grosso, Mauro , ressaltou a necessidade de investimentos no município para receber o turista com mais conforto e comodidade.

“As atrações de Nobres são realmente lindas, temos grandes potenciais, mas a cidade ainda é carente de infraestrutura. Chegar até os locais é difícil e isso prejudica o turismo. Vamos licitar serviços de água, saneamento, calçada, iluminação e praças e vamos asfaltar o acesso a todos os pontos turísticos de Nobres”, anunciou.

A parceria do Comtur de Nobres com o Sebrae foi outro destaque da feira. Empresários do Bom Jardim Adventure, empresa que realiza passeios de quadriciclo na região, dividiram com o público informações sobre a da empresa que está perto de ser reconhecida em nível internacional com certificação do Sebrae.

A iniciativa do Sebrae auxilia os empreendedores de ecoturismo e turismo de aventura de todo o país a obter a certificação internacional em gestão de segurança. Com o selo, o negócio ganha em competitividade no mercado, despontando como uma empresa comprometida com a segurança dos clientes e colaboradores e adequada às regras de funcionamento de empreendimentos do setor.

Com essa certificação, a Bom Jardim Adventure vai se juntar a outras 18 empresas do Brasil autorizadas e qualificadas a realizar esta que é considerada a segunda atividade de maior risco no turismo de aventura.

“A participação na FIT foi muito importante para trocarmos conhecimentos e informações que vão agregar à atividade que desenvolvemos na região, melhorando cada vez mais para atender o turista com ele merece”, disse o empresário Leandro Almeida, da Bom Jardim Adventure.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.