Sophia @princesinhamt
Notícias

Consciência ambiental cresce entre os várzea-grandenses graças às ações educativas promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

2025 word1

<!–

–>

O ano de 2022 foi de muita produtividade para a equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS). Com o arrefecimento da pandemia de Covid-19 e retorno das aulas presenciais, as atividades voltaram com força junto aos estudantes da rede municipal de ensino, bem como em unidades estaduais e particulares de Várzea Grande. De acordo com relatório produzido pela Gerência de Educação Ambiental, relativo ao segundo semestre deste ano, foram realizadas 20 ações junto aos diferentes públicos.

A maior delas foi o 2° Concurso de Desenhos e Redação com o Tema: “Eu digo não às queimadas, diga você também”, que ocorreu entre os meses de julho e outubro, com palestras de sensibilização em todas as escolas da rede municipal, elaboração e gravação de vídeos com o tema do concurso, visita ao Batalhão do Corpo de Bombeiros com os finalistas, eventos de lançamento e de premiação. Também em relação ao concurso de redação e desenho, a equipe de Educação Ambiental da SEMMADRS promoveu oficinas para confecção de brinquedos educativos ecológicos.

Outro projeto que marcou o ano foi o Tabuleiro Educativo Ambiental, realizado nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e em escolas particulares. A iniciativa partiu da importância dos jogos de tabuleiro no processo pedagógico. As escolas contempladas foram: Nair de Oliveira, Maria das Graças, Tia Zenil, Padre Luiz, Alino Ferreira, Mario Antunes, Euraide de Paula.

A gerente de Educação Ambiental da SEMMADRS, Adriana Alves, avalia que o setor conseguiu contribuir com todos os outros da Pasta por trabalhar com a mudança de cultura da sociedade. 

“A Educação Ambiental é uma das frentes da Secretaria de Meio Ambiente, que por sua vez desempenha várias funções, como o licenciamento, a fiscalização, o monitoramento e a agricultura familiar. E a gente verifica que a educação ambiental é o coração da secretaria porque está interligada a todas essas frentes. Isso porque a educação ambiental nada mais é do que ações e processos que visam despertar no indivíduo e em toda a coletividade valores sociais, conhecimentos, habilidades, todas voltadas para a preservação do meio ambiente”, afirma.

Conforme Adriana, a aceitação da sociedade às atividades promovidas têm aumentado. “A sociedade várzea-grandense está entendendo que ter práticas sustentáveis está inserida em uma melhor qualidade de vida, de saúde, de lazer. As pessoas estão verificando que a temática ambiental não é mais um assunto pro futuro, essa preocupação é presente! Então, estamos vendo a aceitação e a procura da sociedade para fazer palestras nos bairros, nas comunidades. As escolas que nos ligam, sendo que antes nós que oferecíamos. E nós ficamos muito felizes com os resultados”, relata.

 

Confira as principais ações realizadas:

 

Parque Bernardo Berneck

O Parque Bernardo Berneck foi o palco perfeito para diversas ações de educação ambiental ao longo do ano. Naquele espaço, foram promovidas diversas trilhas ecológicas com alunos de EMEB; mobilizações com entregas de folders informativos aos visitantes relativos ao projeto de recuperação de nascentes e cursos d’água e convites do evento Dia da Árvore e Família; plantio de 60 mudas de árvores por meio do Projeto 4° Bravo Lutas, em parceria com a Polícia Militar; gincana recreativa e educativa envolvendo famílias e visitantes, com intuito de fazer lançamento da semana em comemoração ao dia da árvore.

Além disso, o Parque Berneck recebeu a implantação de dois ecopontos para descarte de garrafas pet, doados pela fabricante de bebidas Marajá, e a vistoria técnica de inspeção na lagoa, devido à alta proliferação de plantas aquáticas.

 

Lagoa do Jacaré

Outro ponto da cidade que foi alvo das atenções da Secretaria de Meio Ambiente ao longo deste ano foi a Lagoa do Jacaré, no bairro Cristo Rei. O local é uma Área de Preservação Permanente (APP). Lá a equipe de Educação Ambiental realizou aplicação de questionário para saber a opinião da comunidade sobre a lagoa. 

Juntamente com alunos da rede pública e com a subprefeitura do Cristo Rei, foi feita a limpeza e instalação de placas orientativas sobre a necessidade de preservar o espaço. Também houve um evento em conjunto com a comunidade para debater melhorias para a região, a exemplo do cercamento para evitar descarte irregular de lixo, plano de recuperação e projeto urbanístico.

 

Outras ações

A questão hídrica também foi trabalhada por meio do Projeto de Recuperação e Proteção de Nascentes e Cursos D’Água, que envolveu visitas técnicas às comunidades dos bairros Carrapicho, Paiaguás, Parque Sabiá, Jardim Imperial, Santa Maria e São Benedito.

Junto com estudantes da rede municipal, também foram realizadas palestra sobre desmatamento e queimadas na Escola Estadual José Leite de Moraes, visita técnica à Escola Rural Bianka Capilé e participação no plantio de mais de mil mudas no Distrito Industrial, que envolveu alunos da EMEB Lenine de Campos Póvoas.

A equipe de Educação Ambiental também se aprimorou por meio do curso “Identificação e Manejo de Ofídios”, promovido pela Polícia Ambiental e da palestra com o tema “Desenvolvimento e Sustentabilidade”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).

Além das ações elencadas, foram realizadas atividades extraordinárias, relacionadas a exposição de sementes e de materiais reciclados, distribuição de mudas nos eventos Conect Geração, no Ginásio Fiotão, e Multiação, no Distrito de Bonsucesso.

 

Primeiro semestre

Na primeira metade de 2022, diversas atividades também foram promovidas para conscientizar a população sobre a importância de preservar a natureza, em especial os biomas Cerrado e Pantanal, que fazem parte da realidade local. Deste período, destaca-se o mês de junho, quando se comemora o meio ambiente. Houve uma intensificação das ações, com palestras, oficinas, exposições de animais taxidermizados, blitz e gincanas educativas, trilha ecológica, Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente e plantio e distribuição de mudas de plantas.

 

Equipe

A equipe da Gerência de Educação Ambiental da SEMMADRS é composta por biólogos, pedagogos, engenheira ambiental e assistente social, que realizam atividades educativas em escolas municipais, estaduais e particulares e nas comunidades, cooperativas e demais entidades, sempre com o objetivo de conscientizar sobre a importância de preservar a natureza. 

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio dos Santos, parabenizou os servidores pela produtividade e impacto positivo alcançado em 2022. “É uma equipe completa, extremamente eficiente e capacitada, que vem desempenhando um trabalho excepcional junto à sociedade, ao ambiente escolar e às comunidades. Quero parabenizar a todos pelos resultados que têm trazido para Várzea Grande e também a todos aqueles que estão recebendo a mensagem levada pela equipe de educação ambiental e se mostrado aberto para essa mudança de cultura, da qual depende todo o planeta”, afirma.

Fonte: @secomvg

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.