A morte do pequeno João Lucas Faquini Ferraz, de 3 anos, depois de se engasgar com um pedaço de bolo na creche que estudava, em Cassilândia, despertou um alerta: o que fazer nessas situações?
A primeira resposta é a chamada manobra de Heimlich; um procedimento de primeiros socorros para casos de asfixia causada por obstrução das vias respiratórias. Para cada faixa de idade existe um tipo de ação e é justamente isso, que o Primeira Página explica.
O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante o ato de engolir. Apesar de ser comum em bebês, pode acontecer em qualquer idade e por diversas causas.
E se acontecer, quem está por perto deve estar pronto para ajudar; é ai que entra a manobra de Heimlich.
No caso de adultos e crianças o procedimento é o mesmo, a diferença é que com os pequenos, o socorrista precisa estar de joelho, para ficar em uma altura compatível a vítima. Confira acima o vídeo produzido pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.
Se a vítima de engasgamento for um bebê, o procedimento tem duas etapas, como explica o tenente médico do Corpo de Bombeiros, Márcio:
Outra orientação importante é manter a calma e ligar para o socorro imediatamente.
João Lucas recebeu todo o atendimento necessário, mas não resistiu. Ainda assim o primeiro socorro deve sempre ser realizado.
Fonte: primeirapagina