Publicado em:
09/05/2023 às 15:11:00
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Um balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Jaciara, nesta semana, mostrou que 4.249 procedimentos voltados para o público feminino e destinados aos exames de mamografia e papanicolau, foram realizados entre 7 de fevereiro e 29 de abril deste ano, oferecidos pela parceria da Prefeitura de Jaciara com o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio de Mato Grosso (Sesc-MT), no Centro de Eventos do município.
Segundo a Saúde, os procedimentos realizados entre mulheres de Jaciara, somaram 2.634. Também, a iniciativa atendeu, os municípios de Dom Aquino (430); São Pedro (346); Juscimeira (455); São do Povo (43), Campo Verde (4); Pedra Preta (48); Alto Taquari (20) e Tesouro(14).
A enfermeira e coordenadora da Atenção Básica de Jaciara, Nathieli Araujo Domingos Baratto e o secretario municipal de Saúde, Robson Casanova, avaliaram a iniciativa que beneficiou o público feminino da cidade.
“Cuidar da saúde da mulher é essencial para a prevenção, principalmente em fazer o diagnóstico precoce e o tratamento de doenças que estão relacionadas à anatomia feminina. Além disso, essas ações também são importantes para garantir a qualidade de vida, a felicidade, o bem-estar de nossa população”, disse a coordenadora.
“Agradecemos a parceria da nossa equipe da Saúde e dos demais municípios da, que realizaram a busca ativa e freqüente dessas mulheres. Também, a Fecomércio/Sesc, pelo comprometimento com o serviço prestado e nossa prefeita Andréia Wagner, que deu suporte necessário para que essa grande ação se fizesse presente em nosso município”, salientou o secretário de Saúde.
O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau da Souza Júnior, destaca a importância do projeto Sesc Saúde Mulher.
“Promovemos acesso gratuito ao papanicolau e à mamografia, principais exames preventivos da saúde feminina. Foram mais de quatro mil atendimentos em 50 dias do Sesc Saúde Mulher sediado em Jaciara, atendendo também a população de cidades próximas, como Campo Verde, Juscimeira e São Pedro da Cipa. Inclusive, muitas mulheres atendidas realizaram sua primeira consulta ginecológica na nossa unidade móvel, demonstrando a importância de proporcionar esse tipo de ação, já que o diagnóstico precoce pode salvar vidas por meio de tratamento menos invasivo”, comentou o presidente.