g1 MT
Maria Eduarda Cavalcante, de 16 anos, foi eliminada do 1º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (3), em Cuiabá, após o celular tocar durante a prova.
A aluna do segundo ano do Ensino Médio contou ao g1, que essa é a primeira vez que participou do Enem, mas desde cedo estava enfrentando alguns perrengues.
“Já começou dando errado porque eu esqueci minha identidade, eu só tinha por foto [no celular], e aí eu fui tentar acessar o aplicativo da carteira de trabalho, não estava indo, deu tudo certo pra dar errado”, explicou.
Apesar do sufoco, ela conseguiu apresentar um documento válido e entrar para realizar a prova, até que o celular tocou causando a eliminação dela.
” Já tinha começado a fazer uma redação, e aí meu celular tocou! Eu fiquei desesperada porque eu não sabia o que estava acontecendo, na minha cabeça tinha desligado o celular”, lamentou.
TEMA DA REDAÇÃO
O tema da redação do Enem 2024 foi ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’. Os textos de apoio da redação tinham como base um samba da Mangueira (Marielles e Malês).
As questões abordaram assuntos como o rompimento da barragem do fundão, chegada da pílula anticoncepcional no Brasil nos anos 1960, refugiados e dificuldade de integração na sociedade, movimento black lives matter (movimento que também se importa com inclusão de mulheres negras e outras minorias), novelas brasileiras na Rússia e em Angola em 1980 e círio de Nazaré (patrimônio histórico no Brasil).
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews