Com o objetivo de expandir o debate sobre a educação e os direitos das crianças com Transtorno do Espectro Autista, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), em parceria com a Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil em Várzea Grande (OAB-VG), realizou na última sexta-feira (14) uma capacitação para os servidores da pasta com o tema “Inclusão de Autistas, diagnóstico e Plano de Ensino”.
“Essa é uma ação muito importante que foi viabilizada junto de nossos parceiros na OAB e que irá contribuir sobremaneira para a reflexão de nossos profissionais que lidam diariamente com essas crianças”, afirmou o Secretário da pasta, Silvio Fidelis.
De acordo com ele, hoje Várzea Grande pode ser considerada como referência de educação inclusiva no estado, tanto pela forma que as atividades são conduzidas nas unidades, quanto pelo suporte oferecido pelo Centro João Ribeiro através das salas de recursos multifuncionais, do atendimento personalizado e das orientações para professores e técnicos.
Para Zilda Braga de Oliveira, Assessora Técnica da Superintendência Pedagógica, a palestra trouxe informações importantes para todos os profissionais da rede municipal. “O evento trouxe uma fala bastante qualificada sobre os direitos das pessoas autistas, falou da necessidade de um Plano Educacional voltado para atender essas necessidades e também novidades sobre como lidar com as crianças autistas no contexto escolar”, concluiu.
Fonte: @secomvg