A Secretaria Municipal de Saúde de Jaciara, por meio da Coordenadoria de Imunização, informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) foi prorrogada em todo país. Agora os cidadãos terão até o dia 30 de junho para se imunizar contra a gripe, conforme a determinação do Ministério da Saúde, seguindo orientações e protocolos.
A vacina está disponível para toda a população com mais de seis meses de idade.
A prorrogação ocorrerá em todo o estado de MT, de acordo com a disponibilidade de doses disponíveis nos locais de imunização.
No município, a imunização continua em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS)s, que funcionam das 7h às 11h, e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. É necessário que o cidadão ou cidadã leve a caderneta de vacinação nessas unidades.
Ainda de acordo com o MS, a decisão foi tomada após avaliação do cenário de cobertura vacinal do estado e a constatação de municípios com alto quantitativo em estoque de doses do imunizante.
Essa vacina visa a proteção imunobiológica principalmente da população mais suscetível à contaminação ou agravamento, entre eles gestantes, pessoas com mais de 60 anos, puérperas, trabalhadores da saúde, professores e crianças de 6 meses a menores de de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias). Porém, devido a baixa cobertura, toda a população acima de 6 meses de idade pode ser vacinada.
Dados- O total da cobertura vacinal da campanha contra Influenza com vacinados no município, até a última quarta-feira (31.05), soma 5.814 registros.
Gestantes: 88 (58,57%)
Idoso: 2.983 (78, 34%)
Puérperas: 51 (98,08%)
Trabalhador da saúde: 522 (97,03%)
Professores: 225 (110,84%)
Crianças: 1.098 (45,63%)
Cobertura Total: 5.814 (88,49%)
Dia “D” – No dia 17 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá um mutirão vacinação, com o intuito de intensificar a cobertura vacinal dos grupos prioritários, principalmente idosos e crianças que são os mais suscetíveis ao agravamento da saúde pelo virus Influenza (gripe).
“Essa ação estratégica de vacinação se faz devido ao aumento nos casos de Síndrome respiratórias graves registrados e os baixos indices de vacinação em todo o país. Jaciara assume compromisso com a vida e à saúde da sua população, realizando vigilância em saúde”, disse o secretário municipal de Saúde, Fabrício Fabian
Fonte: Assessoria da Prefeitura