Sophia @princesinhamt
Notícias

Calor intenso e ar seco geram sensação de deserto em Cuiabá

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Karine Campos

Única News

Nos últimos dias, o calor intenso e o tempo seco têm deixado os cuiabanos em alerta. A que já foi considera uma das mais quentes do mundo pelo site ‘Hot Cities’, que monitora as temperaturas em todo o mundo, segue firme com seu legado.

Junto à alta temperatura, vêm o mormaço e a baixa umidade, que se iguala ao clima de deserto e apresenta vários riscos à saúde. A previsão do tempo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de que os índices de umidade fiquem entre 15% a 12%, muito mais baixo que o ideal para a boa saúde.

Para piorar, durante este período de calor, a possibilidade de incêndios florestais aumenta e a população deve tomar ainda mais cuidado. Somente neste final de semana, três incêndios florestais foram contidos em e outros 19 estão sendo combatidos.

Desde o início do período proibitivo, 33 incêndios florestais foram extintos em Mato Grosso nos municípios de Cuiabá, Chapada dos , Sorriso, Vila Rica, Alegre do Norte, Poconé, , Nova Lacerda, Barão de Melgaço, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Rosário Oeste, Canarana, Peixoto de Azevedo, Marcelândia, Canabrava do Norte, Itanguá, Primavera do Leste, , Nova Mutum, Sinop, São José do Rio Claro, Alto Araguaia, Novo Santo Antônio e Canarana.

Além dos cuidados com a saúde que se deve tomar durante esse período, o Corpo de Bombeiros e outras autoridades também fazem um apelo para que a população se conscientize sobre o que não fazer para que esse tipo de emergência seja evitado.

Somente nas últimas 24 horas, foram registrados 583 focos de calor em todo o Estado de Mato Grosso.

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (5), o calor não deu trégua para os cuiabanos, com a umidade do ar em 15%. Cuiabá segue registrando máxima de 38°C e a mínima fica em 25°C.

Na terça-feira (6) o tempo seco persiste e os termômetros registram máxima de 37°C, com sensação térmica de 41ºC.

Já na quarta-feira (7) o céu terá poucas e o vento quente toma conta da cidade. A máxima chega a 38°C.

A dois passos do final de semana, a quinta-feira (8) chega com tudo e os termômetros registram máxima de 39°C, com umidade do ar em apenas 15%.

Na tão esperada sexta-feira (9), o clima muda e a máxima chega a 28°C, com mínima de 17°C.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.