Sophia @princesinhamt
Notícias

Cacique Raoni pede ajuda ao Papa Francisco para enchentes no RS e queimadas em MT

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Fred Moraes

Única News

O líder indígena de Mato Grosso, cacique Raoni Metuktire, durante um encontro com o Papa , em Roma, na quinta-feira (16), entregou-lhe uma carta pedindo que o pontífice conscientize o mundo inteiro as mudanças climáticas que vêm ocasionando as catástrofes climáticas que assolam o Brasil, na região Sul e Centro-Oeste.

Na carta, Raoni citou as enchentes do Rio Grande do Sul, que já vitimaram 154 pessoas e desabrigou outras 618 mil, e ainda sobre a ameaça à biodiversidade em Mato Grosso, sofrida pelos indígenas.

“Além das enchentes que ocorrem no Rio Grande do Sul, ainda há o problema de desmatamento, seca nos rios e as regiões que sofrem com os incêndios [em Mato Grosso]. Por isso, o cacique pede que as pessoas se mobilizem e olhem para esses fenômenos que estão ocorrendo de maneira desenfreada. Pedimos apoio do Papa para que mais pessoas tenham consciência sobre o assunto, já que, quando eu falo, ninguém me escuta no Brasil”, escreve Raoni.

Raoni pede que a Igreja Católica apoie as lutas dos povos originários que vem sofrendo um desmonte em suas terras indígenas asseguradas pela Constituição Brasileira de 1988.

“É por isso que – na oportunidade da Cúpula do Clima das Pontifícias Academias de Ciências e de Ciências Sociais – viemos para rogar que Vossa Santidade continue nos ajudando, ao fazer com que a palavra da Igreja Católica, cheguem aos membros de nosso Congresso que aparentemente não receberam ou compreenderam devidamente, até hoje, tal solene e alertadora , diz trecho da carta.

Em março deste , Raoni se manifestou contra a construção da ferrovia “Ferrogrão”, que ligaria Sinop, em Mato Grosso, até a cidade de Miritituba, do Pará, durante a cerimônia de recebimento da homenagem dada pelo presidente francês, Emannuel Macron. Na ocasião, Raoni foi condecorado com a ordem do cavaleiro da Legião de Honra da França e a solenidade, realizada em Belém (PA), também contou com o presidente Luís Inácio “Lula” da Silva.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.