Um cuiabano, que não teve a identidade revelada, está entre grupo de brasileiros que retornou de Israel, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), na semana passada.
Conforme informações do Governo Federal, o grupo de 69 brasileiros, saiu da capital Tel Aviv, com destino a São Paulo, repatriados devido ao início do conflito armado entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
Foi o terceiro voo organizado pelo governo brasileiro para repatriar os brasileiros que estavam no território israelense, desde o começo da guerra no Oriente Médio, em 7 de outubro.
Um gabinete de crise foi criado pelo governo brasileiro, para estabelecer diálogo com as autoridades israelenses e palestinas, para identificar brasileiros que estão na região e que desejam retornar ao país.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, mais de 2,7 mil cidadãos brasileiros manifestaram interesse em retornar ao país. A determinação do Governo Federal é que todos os interessados sejam repatriados.
Outras 32 pessoas estão do lado palestino e não conseguem deixar a zona de guerra. Ao todo, são 22 brasileiros e 7 palestinos com visto para entrar no Brasil, além de 3 palestinos com parentesco próximos dos brasileiros.
O resgate de parentes de cidadãos brasileiros é comum em situações como essa, já que o objetivo das autoridades é não separar as famílias.
A data para chegada ao Brasil, contudo, não está definida, porque o acesso aos interessados depende de negociações com os dois lados da guerra, para a formação de um corredor humanitário. A proposta é que o grupo deixe a Palestina pela fronteira com o Egito, de onde seria trazido ao Brasil.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews