Nesta quarta-feira (22), os motoristas e pedestres que circularam na região Central de Várzea Grande, no entroncamento das avenidas Filinto Mulher com a Alzira Santana, participaram da blitz educativa sobre o uso consciente e a diminuição do desperdício de água, e, a preservação de matas ciliares. Além da distribuição de mudas de plantas nativas e copos de água mineral, que simbolicamente lembraram o Dia Mundial da Água.
A ação que ocorreu no durante toda a manhã, foi realizada pela coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) e teve o apoio de ao menos 60 alunos da Escola Estadual Fernando Leite de Campos.
“A aceitação da população foi ótima. Principalmente porque em sua maioria foram abordados pelos alunos. Antes da blitz estivemos no colégio e orientamos os alunos com uma pequena palestra. Todos ouviram atentamente as orientações deles, faziam perguntas e nos pediam uma muda de planta nativa incentivando o reflorestamento de matas ciliares. Tivemos o apoio da coordenação escolar e, também, da Guarda Municipal de Várzea Grande que garantiu a segurança de todos”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos.
Na sequência, funcionários da Secretaria, professores e alunos da Escola José Leite, situada na Região do Cristo Rei participaram de uma visitação à Lagoa do Jacaré, que recebe um programa de recuperação ambiental pelo município e parceiros. “A Lagoa do Jacaré fica no bairro Cristo Rei e passa por um projeto de recuperação ambiental e urbanístico. É um projeto que envolve o programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer, o Ministério Público de Mato Grosso, além de já executarmos diversas ações de educação ambiental com alunos da escola José Leite de Moraes que fica próxima à Lagoa”, detalhou o secretário.
No período da noite, outra palestra também no colégio Fernando Leite de Campos, para pelo menos 30 alunos da Educação de Jovens e Adultos, abordou a conscientização da preservação e conservação dos recursos hídricos existentes. “O papel do cidadão na contribuição para uma cidade mais limpa, na preservação ambiental e do uso racional e consciente da água potável é fundamental. Por isso aproveitamos o ‘Dia Mundial da Água’ para realizar essa sensibilização, informando também sobre o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Várzea Grande”, destacou o secretário.
A gerente de Educação Ambiental da SEMMADRS, Adriana Alves, salienta que essas datas comemorativas são importantes para relembrar que os cuidados com a água e o meio ambiente devem fazer parte do nosso dia a dia. “A transição para uma postura mais ambientalmente responsável deve continuar até que seja compartilhada por todos”, ressalta.
“A Educação Ambiental é uma das frentes da Secretaria de Meio Ambiente, que por sua vez desempenha várias funções, como o licenciamento, a fiscalização, o monitoramento e a agricultura familiar. E a gente verifica que a educação ambiental é o coração da Secretaria, porque está interligada a todas essas frentes. Isso porque a educação ambiental nada mais é do que ações e processos que visam despertar no indivíduo e em toda a coletividade valores sociais, conhecimentos, habilidades, todas voltadas para a preservação do meio ambiente. Vale ressaltar que o Dia Mundial da Água foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas para estimular a discussão sobre a conservação e a proteção dos recursos hídricos no mundo, em benefício das futuras gerações”, afirmou.
Fonte: @secomvg