Sophia @princesinhamt
Notícias

Aprenda autodefesa: Kung fu para mulheres se defenderem da violência

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Única News

Da redação

Cinquenta mulheres morreram em Mato Grosso no primeiro semestre do ano, vítimas de feminicídio ou de homicídio doloso, e vários outros crimes, como estupros, agressões físicas e assédio, seguem em ritmo intenso nos registros policiais. Uma estatística cruel, que precisa ser evidenciada hoje e sempre, e que neste mês, com o Agosto Lilás, ganha um reforço em conscientização. O combate a esse tipo de violência também se reflete de outras formas no comportamento social e individual. Em Cuiabá, cresce a procura de mulheres por atividades especializadas em ensinar técnicas de defesa pessoal.

O professor Washington Bezerra, proprietário da Baihu, escola chinesa de arte marcial tradicional, destaca os benefícios do Kung fu para o corpo, mente e como aliado diante das vulnerabilidades e perigos da vida real. “Mulheres crescem dentro de uma cultura que as condiciona à delicadeza, ao não levantar voz, ao não se expor. Tudo isso, contraditoriamente, num mundo extremamente hostil e violento com elas. Os índices de estupros e agressões são assustadores. O Kung fu é uma arte de guerra, especializada para ser aplicada em situações desse tipo, para poder preservar a integridade física e psicológica das mulheres”.

Ele explica que não se trata de um estímulo a mais violência ou a reações em situações de assaltos a mão armada, mas sim, a possibilidade de defesa com técnicas de neutralização dos agressores, possibilitando à mulher margem para fuga ou pedido de socorro efetivo. “Determinados movimentos e golpes podem ser a diferença na sobrevivência e no resguardo dessas mulheres. Esse conhecimento deveria ser um direito a todas as mulheres, além de um caminho de empoderamento e saúde”, reforça.

A psicóloga Caroline Garcia é umas das alunas dedicadas ao aprendizado do Kung fu, arte que passou a praticar há pouco mais de dois anos. Os movimentos rápidos e fortes em meio aos exercícios práticos mostram o caminho de fortalecimento do corpo e da mente. “Saber se defender é essencial. O Kung fu traz confiança e habilidade. É mais segurança pra nós, mulheres”.

Para saber mais sobre o universo do Kung fu em Cuiabá, acesse:

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.