Os profissionais que atuam na Unidade Básica de Saúde 1 Planaltina, em Dom Aquino, participaram da capacitação da plataforma “Saúde Digital”, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na terça-feira (13). O projeto tem o propósito de auxiliar os profissionais de Saúde no atendimento direto à população, por meio da telemedicina.
De acordo com a coordenadora da atenção primária, Neusa Souza, a plataforma de telemedicina é em parceria com o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, o qual disponibilizará o ambulatório digital com profissionais especialistas da instituição e especialistas que já atuam no SUS em Mato Grosso.
“O “Saúde Digital” disponibilizará assistência médica especializada como: neurologia pediátrica, neurologia clínico adulto, cardiologia clínico adulto, pneumologia clínico adulto, endocrinologia clínico adulto, reumatologia clínico adulto e psiquiatria clínico”, explicou.
O foco da plataforma são as interconsultas com o paciente e o médico assistente das Unidades de Saúde da Família (USF) dos municípios, com suporte diagnóstico e terapêutico. Serão atendidos pacientes que aguardam por consultas especializadas na fila de regulação com agendamento prévio.
Como forma de otimizar o serviço ofertado pelo SUS, a plataforma de “Saúde Digital” oferece sete especialidades clínicas: endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Ses-MT), a parceria com o Hospital Albert Einstein deve atender 25 municípios do Estado, sendo que o projeto já está em implantação nos 19 municípios da região sul. Já a parceria com o Instituto Laura Fressatto deve ter a abrangência ampliada gradativamente para todos os 141 municípios do estado.
Fonte: Assessoria da Prefeitura