Via @portalmigalhas | Um homem acusado de fraudes processuais e violência contra a mulher, entre outros crimes, vem ameaçando de morte o advogado Vinícius Viana, que atuou em defesa das vítimas. De acordo com o defensor, o autor prometeu “dar tiro na cara” do profissional após as decisões judiciais. O caso é investigado pela Polícia Civil do DF (PCDF).
O histórico criminal do autor é extenso. Em outubro de 2021, por exemplo, a ex-companheira dele registrou boletim de ocorrência por violência contra a mulher após ter sido esganada e jogada contra a parede pelo ex-marido, que ainda a xingou de “filha da puta, desgraçada, vagabunda”, sem motivo aparente. Na ocasião, a irmã da mulher tentou intervir nas agressões e acabou levando tapas no rosto e no pescoço.
Mas, segundo o advogado Vinícius Viana conta ao Metrópoles, o caso que mais tem tirado o sono do suspeito é o de uma série de vendas simuladas de apartamentos na região da Colônia Agrícola Samambaia, em junho de 2020. As vítimas compraram sete imóveis junto ao acusado, totalizando quase R$ 2 milhões à época, e procuraram Vinícius para reaver a transação. Em fevereiro deste ano, a Justiça reconheceu que o negócio era apenas simulação e declarou a nulidade.
“O advogado do autor dessa venda fraudulenta viu que seria muito difícil de ganhar essa causa e disse a ele: ‘Olha, essa causa é complicada. E se você perder, vai ter que pagar 10% do advogado que ganhar, cerca de R$ 200 mil em honorários’. Daí ele me ligou, me ameaçou de morte, falou que preferia contratar um motoqueiro para me matar do que pagar honorários. Em uma das ameaças, ele me ligou e perguntou onde eu estava, porque ele ia pegar a pistola dele, me encontrar e dar tiro na minha cara”, conta Vinícius à reportagem.
Cinco meses após a causa ganha, Vinícius relata que vem sendo novamente ameaçado. “Obtive informações de pessoas próximas a ele de que agora ele está colocando o plano em prática. Um cliente meu, sem saber que eu já atuei contra esse rapaz: comentou: ‘Esse cara é doido, estava procurando alguém para matar o advogado da ex-mulher dele’. Isso aconteceu na semana passada”, afirma o defensor.
Vinícius tem se sentido amedrontado após saber do possível plano do autor. “O meu medo se justifica pelo histórico dele. Ele bate nas pessoas, não respeita a lei. Tem de 12 a 15 laudas de antecedentes criminais. Foi preso recentemente por bater em duas mulheres”, ressalta o advogado.
“É absurdo o que estou passando. Eu sou apenas um advogado que estuda muito, tem bastante experiência e faz o melhor que pode pelos seus clientes, que é ganhar as causas. Isso não justifica a pessoa me ameaçar no exercício da minha profissão.”
O advogado revela ainda que tem buscado andar de carro blindado e na companhia de seguranças particulares. O homem que o ameaçou responde aos processos em liberdade.
A reportagem optou por não identificar o suspeito, neste momento, por ainda não haver uma conclusão das investigações.
Willian Matos, Carlos Carone e Mirelle Pinheiro
Fonte: @portalmigalhas