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’48 supermercados notificados por falta de higiene e produtos vencidos em 6 meses’

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Da redação

Em seis meses, a Secretaria Municipal de Cuiabá (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (COVISA) do município, notificou 48 supermercados por problemas higiênico-sanitários. A ação começou em abril deste ano e vem fiscalizando diversos supermercados da Capital. O estabelecimentos comerciais notificados receberam prazos para as fazer adequações necessárias.

As inspeções incluem a verificação das condições estruturais e de boas práticas na manipulação dos alimentos, a higienização dos ambientes e de , o armazenamento adequado dos perecíveis e não perecíveis, a validade dos itens comercializados, o registro dos produtos alimentícios de origem animal no órgão competente, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, o controle da qualidade da água para consumo humano e a saúde dos trabalhadores, dentre outros.

A fase atual é de avaliação das melhorias nos serviços que esses estabelecimentos oferecem ao consumidor, para verificar o cumprimento das adequações apontadas. Em casos de irregularidades graves não corrigidas, poderão ser aplicadas sanções sanitárias cabíveis previstas em lei, incluindo penalidades de multas e, se necessário, a interdição parcial ou total do estabelecimento.

As inspeções são realizadas periodicamente, de acordo com indicadores e/ou a necessidade de averiguar as condições higiênico-sanitárias de segmentos que apresentem riscos críticos à saúde e ao bem-estar da população, assegurando que os estabelecimentos operem de maneira segura e higiênica.

A ação abrange, além da fiscalização, uma ação de caráter orientativo em relação à necessidade de implantação das boas práticas em serviços de , conforme RDC nº 216/2004/ANVISA. Após o término desse monitoramento, para o ano de 2025, a operação será ampliada e abrangerá outros supermercados ainda não inspecionados, mas já cadastrados na COVISA.

A equipe salienta a importância do consumidor no controle dos serviços de interesse à saúde, e, dentre eles, os serviços de alimentação.

“É necessário, ao comprar produtos de origem animal e seus derivados, incluindo carnes processadas e embaladas no próprio local nesses supermercados, que o consumidor esteja atento à rotulagem e/ou registro dos produtos. Esses produtos podem oferecer risco à saúde de os consome e não possuem possibilidade de rastreamento para investigar possíveis causas de toxiinfecção alimentar que venham a ocorrer”, explicou Onofre Russo coordenador da COVISA.

O consumidor pode realizar denúncias sobre qualquer irregularidade observada no momento da compra através do telefone (65) 3318-6058 ou pelo e-mail [email protected].

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Fonte: unicanews

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