Manifestantes do município de Coro, no Estado de Fálcon, Venezuela, derrubaram uma estátua do ex-ditador Hugo Chávez na tarde desta segunda-feira, 29. Chávez morreu em 2013. O país tem registrado uma onda de protestos desde o anúncio da “reeleição” do atual ditador Nicolás Maduro.
Vídeos que viralizaram nas redes sociais mostram o momento em que alguns manifestantes, que aparecem cercados de outros cidadãos, derrubam a estátua em homenagem ao socialista.
Manifestantes do município de Coro, no Estado de Fálcon, Venezuela, derrubaram uma estátua do ex-ditador Hugo Chávez na tarde desta segunda-feira, 29. Chávez morreu em 2013. O país tem registrado uma onda de protestos desde o anúncio da “reeleição” do ditador Nicolás Maduro. pic.twitter.com/KMF3r4iyCh
— Revista Oeste (@revistaoeste) July 29, 2024
en falcón acaban de tumbar la estatua de chavez pic.twitter.com/iwleOG3VcA
— deli !¡ 🇻🇪 (@redeelights) July 29, 2024
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país proclamou o ditador Nicolás Maduro como presidente reeleito do país, na tarde desta segunda-feira. O órgão alega que o chavista obteve pouco mais de 5 milhões de votos, enquanto Edmundo González, da oposição, 4,4 milhões.
“Gostaria de saudar especialmente o corpo diplomático do país, embaixadores, encarregados de negócios e o povo”, disse o ditador. “Temos de respeitar os resultados das eleições.”
Sob grande desconfiança a respeito do resultado das eleições, , o qual classificou como de “altíssimo nível de segurança”. “Houve 16 auditorias. Digam-me: em quais países há tanta auditoria?”, disse.
Conforme o CNE, Maduro ganhou com 51,2% dos votos. Já o ex-diplomata Edmundo González obteve 44%.
María Corina Machado e Edmundo González devem se pronunciar nas próximas horas
A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado e o presidenciável Edmundo González devem se pronunciar às 19h (horário de Brasília). A informação foi divulgada pelo comando da campanha, que afirma ter provas da vitória de Edmundo.
¡YA GANAMOS, vamos a cobrar! 🇻🇪
Los venezolanos votamos y elegimos a Edmundo González como presidente.
Tenemos las pruebas y Maduro lo sabe.
Defenderemos la verdad hasta el final junto a la gente.
Declaraciones de @EdmundoGU y @MariaCorinaYA hoy, 6pm.#YoDefiendoMiVoto pic.twitter.com/qXopTxsQJR
— Comando ConVzla (@ConVzlaComando) July 29, 2024
No domingo 28, pouco tempo depois do anúncio dos resultados, os opositores contestaram as estatísticas divulgadas pelo CNE, controlado pelo regime chavista. A oposição venezuelana afirma que Edmundo González Urrutia foi o verdadeiro vencedor das eleições, com 70% dos votos.
Quem foi Hugo Chávez, pai do regime ditatorial chavista
Nascido em 1954, Hugo Chávez foi um ditador e militar venezuelano que governou a Venezuela de 1999 até sua morte em 2013. Depois de seu falecimento, Nicolás Maduro ascendeu ao poder, dando início à maior recessão da história do país.
Chávez foi o responsável pela implantação do regime ditatorial socialista também chamado de “chavista”, em referência ao seu sobrenome na Venezuela.
Fonte: revistaoeste