O ex-presidente norte-americano protocolou nesta quarta-feira, 3, um pedido na Suprema Corte dos Estados Unidos para poder concorrer nas eleições primárias para a nomeação do Partido Republicano no Colorado.
No dia 19 de dezembro, a Justiça do Estado decidiu que Trump não poderia se candidatar novamente à presidência, ou seja, que os eleitores do Estado não teriam a opção de votar no ex-presidente.
+ Leia as últimas notícias sobre Mundo no site de Oeste
Justiça do Colorado barrou Trump de primárias
Os juízes do Colorado argumentaram que Trump participou de uma insurreição ao incentivar que seus seguidores invadissem o prédio do Congresso dos EUA, em 6 de janeiro de 2021 e que, por isso, não poderia ser nomeado para outro cargo público.
Na Suprema Corte há uma maioria de juízes conservadores, três deles nomeados pelo próprio Trump. A decisão que a maioria dos magistrados vão tomar servirá como parâmetro para como os Estados vão lidar com a questão.
O ataque de 6 de janeiro de 2021 foi uma tentativa de reverter os resultados das eleições presidenciais de 2020, que Trump perdeu para Joe Biden.
O Estado do Colorado não foi o único a tentar impedir o ex-presidente de participar das prévias eleitorais. No Maine, a secretária de Estado, a democrata Shenna Bellows, do Partido Democrata, barrou Trump das primárias do Partido Republicano pelo mesmo motivo.
Mas, nesse caso, a Justiça ainda não avaliou questão. O ex-presidente entrou com um processo para tentar reverter a decisão no Maine.
+ Leia também:
Fonte: revistaoeste