Desaparecido desde segunda-feira 19, o submarino da OceanGate tem menos de 24 horas de oxigênio disponível para os cinco passageiros a bordo.
O equipamento foi projetado para fornecer o gás essencial à vida humana pelo período de 96 a 72 horas.
O submarino Titan perdeu a comunicação duas horas depois de iniciar a descida em direção aos destroços do Titanic, naufragado em 1912. Os restos da embarcação estão a quase 4 mil metros de profundidade, a pouco mais de 600 quilômetros de Terra Nova, no Canadá.
O custo da expedição é US$ 250 mil — aproximadamente R$ 1,2 milhão — por passageiro.
Sons que podem ser do submersível são captados
Conforme um documento do governo norte-americano, o barulho se repetiu por quase quatro horas, depois do primeiro registro. Uma sonda canadense ajuda nas operações. Até o momento, contudo, nada foi encontrado.
Os ruídos e a localização do submarino desaparecido em visita ao Titanic
“A aeronave canadense P-3 detectou ruídos subaquáticos na área de busca”, informou a Guarda Costeira dos EUA. “Como resultado, as operações foram realocadas na tentativa de explorar a origem dos ruídos.”
Uma embarcação tripulada da Marinha só pode descer a até 609 metros de profundidade. Se o submarino estiver a uma profundidade parecida com a dos restos do Titanic, a quase 4 mil metros, seria necessário para o resgate um drone subaquático ou embarcação controlada remotamente.
Fonte: revistaoeste