A anunciou que o sexto voo de teste da vai ocorrer nesta terça-feira, 19. O lançamento estava previsto, primeiramente, para segunda-feira 18. Conforme a imprensa internacional, a empresa cancelou a partida. Não houve esclarecimentos sobre a razão.
A nova tentativa será às 19h de Brasília. A empresa anunciou que vai transmitir o evento ao vivo pela internet e pelo novo aplicativo X TV, a partir de 30 minutos antes do lançamento.
Em seu perfil no Twitter/X, rede social da qual é proprietário, o bilionário Elon Musk publicou um vídeo e um texto confirmando a tentativa. O conteúdo mostra principalmente um vídeo com manobras da Starship durante operação.
Este será o sexto voo de teste do foguete, cuja missão é funcionar como um sistema de lançamento reutilizável da SpaceX. A empresa afirma que o objetivo é expandir as capacidades da nave e do propulsor.
Do mesmo modo, a Space X acrescenta que pretende testar novidades no escudo térmico e mudanças de manobra para reentrada e descida da nave sobre o Oceano Índico. Até aqui, apenas a quarta tentativa de voo da Starship não mostrou instabilidades.
No segundo teste, o foguete e o propulsor explodiram. Sobre essa irregularidade, Elon Musk disse que as falhas eram preços pequenos a se pagar frente à rápida evolução da companhia.
No quinto voo de teste, o propulsor Super Heavy retornou com sucesso ao local de lançamento e estacionou nos “braços de hashi” da torre de lançamento. A empresa afirma, em seu site oficial, que “a parte superior da Starship demonstrou várias melhorias”. Diz ainda que houve “uma entrada controlada e um pouso de alta precisão na área alvo no Oceano Índico”.
Para este sexto voo, a SpaceX informou uma série de atualizações de hardware e software, incluindo especialmente redundância adicional aos sistemas de propulsão e aumento da resistência estrutural em áreas-chave.
+
A empresa também ajustou a janela de lançamento para o final da tarde, permitindo, assim, que a nave retorne ao Oceano Índico à luz do dia, proporcionando principalmente melhores condições para observações visuais.
Fonte: revistaoeste