Sophia @princesinhamt
Mundo

Soldados dos EUA resgatam judeus de trem nazista em incrível vídeo histórico e raro

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um professor de história de Nova York restaurou um pedaço perdido do passado depois de desenterrar imagens angustiantes que retratam soldados norte-americanos libertando judeus de um trem com destino a um campo de extermínio nazista. O vídeo raro foi encontrado por um pesquisador do Holocausto.

Depois que o clipe restaurado foi postado no YouTube, vários sobreviventes do Holocausto se apresentaram, alegando reconhecer a si mesmos e a seus familiares nas filmagens.

Matthew Rozell, um pesquisador do Holocausto e ex-professor de história condecorado que encontrou o vídeo no Arquivo Nacional dos EUA, disse: “Não quero dizer que estou satisfeito ou justificado, porque mesmo sem esta filmagem, esta é uma história incrível”, de acordo com o periódico israelense Times of Israel.

Milagre de Farsleben

Apelidada de “Milagre de Farsleben”, a operação de resgate ocorreu em 13 de abril de 1945, enquanto um trem nazista transportava 2.500 prisioneiros judeus do campo de concentração de Bergen-Belsen — onde a icônica refugiada judia Anne Frank morreu semanas antes — para Theresienstadt.

A locomotiva teria sido forçada a parar perto da cidade de Farsleben enquanto as forças aliadas bombardeavam a região. Isso colocou os passageiros relutantes em perigo, porque os oficiais da SS receberam instruções diretas para executar o maior número possível de prisioneiros caso eles não chegassem ao seu destino.

Felizmente, os prisioneiros foram salvos depois que um tanque americano e um jipe ​​apareceram no alto da colina, quando um grupo de soldados nazistas fugiu do local. Os norte-americanos então abriram as portas dos vagões e libertaram os prisioneiros, sem dúvida salvando-os do destino que se abateu sobre cerca de 6 milhões de judeus.

YouTube videoYouTube video

“Todo mundo parecia um esqueleto”

Embora o resgate do trem de Farsleben tenha sido bem documentado em fotos, esta foi a primeira vez que um vídeo do incidente foi descoberto. A filmagem — sem som — feita por um dos soldados, mostra os passageiros magros e espancados sentados do lado de fora da locomotiva em roupas esfarrapadas.

Um dos oficiais norte-americanos disse: “Todo mundo parecia um esqueleto, tão faminto, seus rostos doentes”. Ele afirmou também que a reação dos prisioneiros judeus ao serem libertados foi uma “explosão de alívio puro, quase histérico”. Veículos de de Israel conseguiram rastrear sobreviventes — alguns dos quais se reconheceram no vídeo.

“O Bendito Senhor realizou um milagre em minha vida”

“No vídeo, eu vi minha mãe, minha irmã e eu. Fiquei muito emocionado ao ver as imagens. Fiquei sem palavras”, conta o sobrevivente do Holocausto Jacob Barzilai, de 90 anos. O judeu, que à época tinha 12 anos de idade, lembrou que seu pai e seu avô também estavam com eles, mas morreram em Bergen-Belsen.

Uma sobrevivente do Holocausto, que também viu as filmagens históricas, disse: “Hoje, tenho 26 netos e 40 bisnetos, e há outro a caminho. O Bendito Senhor realizou um milagre em minha vida”.

A descoberta do vídeo foi um grande feito de Matthew Rozell, um ex-professor da SUNY Geneseo que dedicou anos de sua vida a desenterrar o máximo de informações possível sobre o Milagre em Farsleben. O trabalho do historiador rendeu um livro, A Train Near Magdeburg: A Teacher’s Journey into the Holocaust, publicado em 2016.

: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.