Sophia @princesinhamt
Mundo

Rússia utiliza método inusitado de camuflagem para esconder aviões de olhos curiosos na Ucrânia

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Rússia está cobrindo alguns de seus aviões com pneus de carro numa suposta tentativa de se esconder e proteger de ataques de drones ucranianos.

O satélite da Base Aérea Maxar de Engels, no interior da Rússia, capturou imagens de dois bombardeiros estratégicos Tu-95 com os pneus.

Especialistas dizem que os pneus foram colocados nos aviões como uma tentativa grosseira da Rússia de adicionar outra camada de proteção contra drones ucranianos. 

Os aviões da Rússia cobertos por pneus

aviões rússia 2aviões rússia 2
Tenntativa Improvisada Da Rússia Com Os Aviões Pode Ter Efeito Limitado Em Termos De Mitigação De Danos | Foto: Maxar Technologies

A hipótese é de que o desejo do país comandado por Vladimir Putin seja reduzir a visibilidade das , especialmente à . Para Francisco Serra-Martins, da fabricante de drones One Way Aerospace, a tentativa improvisada da Rússia com os aviões pode ter efeito limitado em termos de mitigação de danos.

“Isso pode reduzir a visibilidade térmica para pontos estratégicos de aviação expostos nos pátios de aeródromos”, disse Serra-Martins à CNN. “Mas eles ainda serão observáveis ​​sob câmeras infravermelhas.”

Steffan Watkins, consultor de pesquisa de código aberto que rastreia aeronaves e navios, disse que a medida parece “bastante boba”, mas as forças russas parecem “estar tentando fazer o melhor que podem para blindar os aviões, que, de outra forma, seriam alvos fáceis”.

Watkins acrescentou que os pneus podem ser usados para impedir que a fragmentação de uma explosão aérea acima do avião perfurasse a aeronave. “Se isso funciona, depende de qual é a ogiva do míssil/drone”. 

Um militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disse que a aliança observou a tentativa de improviso. “Acreditamos que se destina a proteger contra drones”, disse ele, em condição de anonimato. “Não sabemos se isso terá algum efeito.”

A Rússia iniciou a guerra contra a Ucrânia, invadindo o país vizinho, em fevereiro de 2022. Dezenas de milhares de pessoas já morreram e cerca de 8 milhões de ucranianos se tornaram refugiados por causa do conflito.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.