A perspectiva para os veículos elétricos (EV) não é tão promissora quanto era há seis meses — e os Estados Unidos (EUA) são em grande parte responsáveis por isso. Essa é a principal conclusão do mais recente Relatório de Mercado de Transporte Eletrificado, da BloombergNEF.
De acordo com relatório, três empresas carregam grande parte da culpa: General Motors (GM), Ford e Tesla. A expectativa é de que as montadoras vendam 16,7 milhões de veículos elétricos a bateria e híbridos plug-in em 2024.
Embora isso represente um aumento de 20% em relação às vendas previstas para este ano, é cerca de 4% menor do que a estimativa inicial da Bloomberg — uma redução de cerca de 775 mil carros.
De acordo com analistas do relatório, o mercado de EVs dos EUA está enfrentando um ano mais difícil — e vários fatores teriam pesado nisto.
Eles citam uma desaceleração na ambição dos grandes fabricantes de automóveis dos EUA. A linha dos modelos “envelhecidos” da Tesla teria limitado o potencial de crescimento da empresa.
A GM e a Ford adiaram as metas de curto prazo de seus EVs no segundo semestre deste ano, citando menor demanda do consumidor por seus modelos do que o esperado.
A GM tem enfrentado dificuldades para escalar as baterias Ultium — que sustentam seus novos modelos elétricos. A montadora norte-americana está prestes a descontinuar o modelo Chevrolet Bolt da geração atual, seu EV mais vendido nos EUA.
A Ford superestimou suas capacidades com seu veículo utilitário esportivo Mustang Mach-E e a picape F-150 Lightning.
Para Ford alcançar o que havia prometido, vendas teriam de saltar até 860%
Para os analistas, quando a Ford anunciou uma meta muito alta em 2022, quando mirou alcançar uma taxa anual de venda de 600 mil EVs até o fim deste ano. As vendas do e do F-150 Lightning teriam que saltar 242% e 860%, respectivamente, para a montadora italiana cumprir esses objetivos.
Embora a Tesla prossiga na liderança em vendas na América do Norte, sua participação no mercado de EVs caiu para 42% no terceiro trimestre. De acordo com a Bloomgerg, a participação da empresa de Elon Musk no mercado é a mais baixa desde que lançou o sedã Model 3, em 2018.
Preocupações com a saturação do mercado, fadiga da marca e a falta de novos modelos estão ofuscando as perspectivas da montadora para 2024.
Espera-se que as vendas de EVs cresçam nos EUA no próximo ano, embora a uma taxa de 32%, mais lenta que os 47% esperados para 2023.
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Fonte: revistaoeste