Sophia @princesinhamt
Mundo

para acabar com a guerra no leste do país, declara presidente Zelensky

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Ucrânia indicou neste sábado, 27, que as forças do país estão prontas para lançar uma contraofensiva depois de meses de preparativos. A ação inclui ataques recentemente intensificados a alvos logísticos, bem como estratagemas e desinformações destinadas a manter as forças russas no limite.

“É hora de recuperar o que é nosso”, escreveu o comandante militar supremo da Ucrânia, general Valeriy Zaluzhnyi, em um comunicado. A declaração foi acompanhada por um vídeo habilmente produzido de tropas ucranianas se preparando para a batalha e divulgado nas mídias sociais.

Apesar do anúncio, o general Zaluzhnyi não deu nenhuma indicação de onde e quando as forças ucranianas podem tentar romper o domínio da Rússia em territó ocupado.

Ataque poderia acontecer “amanhã”

Outros altos funcionários ucranianos também sugeriram que a contraofensiva era iminente. Oleksiy Danilov, chefe do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, disse à BBC em entrevista divulgada hoje que as forças de Kiev estavam “prontas” e que um ataque em grande escala poderia acontecer “amanhã, depois de amanhã ou em uma semana”.

Segundo reportagem do jornal The New York Times, a Ucrânia passou meses acumulando um poderoso arsenal de armas fornecidas pelo Ocidente e treinando dezenas de milhares de soldados em manobras ofensivas para a campanha.

Conforme especialistas ouvidos pelo jornal, as ações vão se concentrar “provavelmente” nas áreas ocupadas pela Rússia no sul e leste da Ucrânia.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.