O papa Francisco anunciou nesta quarta-feira, 20, que irá canonizar Carlo Acutis, conhecido pela Igreja Católica como o “santo millennial”. O jovem, que faleceu de leucemia aos 15 anos, em 2006, destacou-se por suas habilidades tecnológicas, que utilizava para promover sua fé em sua geração.
Beatificado em outubro de 2020, Carlo nasceu em Londres, mas viveu na Itália, entre as cidades de Milão e Assis. Desde cedo, demonstrou aptidão para a computação, aplicando seu talento na gestão de sites da paróquia local e de uma escola no Vaticano.
A canonização do jovem católico está prevista para ocorrer entre os dias 25 e 27 de abril, durante o Jubileu para adolescentes em Roma. A cerimônia faz parte do “ano santo católico”, que começou em dezembro de 2023. Este evento destaca a importância dos jovens na missão da Igreja.
Legado que fez o papa Francisco escolher Acutis
Carlo Acutis é lembrado como “o primeiro beato de calça jeans e tênis”, refletindo um estilo moderno que ressoou com jovens católicos globalmente. Ele também recebeu o apelido de “influenciador de Deus” por usar a internet para evangelizar e disseminar os valores da Igreja ao redor do planeta.
Ano passado, Acutis recebeu o título de patrono da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, Portugal. Os organizadores do evento reconheceram o seu legado para os jovens no mundo digital.
“Este rapaz foi realmente genial e muitos aspectos da sua vida representam para nós um incentivo”, declarou o bispo Dom Domenico Sorrentino, ao Vatican News, site de notícias do Vaticano.
Fonte: revistaoeste