Sophia @princesinhamt
Mundo

Odebrecht: caso de corrupção na Argentina pode ser julgado neste ano

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um dos três processos relacionados ao esquema de propina da empreiteira Odebrecht pode ser julgado ainda neste ano na Argentina. A Justiça do país iniciou a fase de de provas na ação que investiga os casos de corrupção envolvendo a empresa e a ex-presidente Cristina Kirchner.

A Justiça processou Julio De Vido, José López e Roberto Baratta, ex-funcionários do governo argentino na época de Cristina; os ex-diretores da estatal AySA Raúl Biancuzzo e Ben; e os empresários Carlos Wagner e Aldo Roggio, entre outros.

A Odebrecht, principal alvo da Operação Lava Jato, admitiu ter pago propina de US$ 35 milhões na Argentina. O objetivo da empresa era obter contratos de obras públicas no país.

Segundo o federal Sebastián Casanello, houve um “acordo espúrio entre funcionários públicos e empresários, motivado pelo pagamento de propinas, que implicava concessões indevidas em benefício da contratante e que inevitavelmente resultaram em fraudes contra o Estado, em consequência da administração infiel dos recursos públicos”.

O magistrado argumenta que o formado pelas empresas Odebrecht, Supercemento, Roggio e Cartellone, Camargo Corrêa e Esuco receberam benefícios como obras adicionais, redefinições de preços, adiantamentos financeiros e prorrogações nos prazos de execução.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.