A polícia de Las Vegas, nos Estados Unidos, revelou nesta última segunda-feira, 17, a descoberta de um objeto misterioso no deserto de Nevada. Trata-se de um monólito retangular feito de espelhos, encontrado durante uma missão de busca e resgate em Gass Peak, uma montanha com mais de 2,1 mil metros de altura.
O Departamento da Polícia de Las Vegas divulgou uma foto da estrutura no perfil oficial do Twitter/X, despertando a curiosidade dos internautas. O monólito encontrado lembra os do filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”, de 1968, dirigido por Stanley Kubrick, onde monólitos escuros são criados por uma espécie alienígena invisível.
“Vemos muitas coisas estranhas quando as pessoas fazem caminhadas, como não estar preparado para o clima, não trazer água suficiente…”, iniciou o tweet do Departamento da Polícia de Las Vegas. “Mas olha só! No final de semana, departamento avistou este monólito misterioso perto de Gass Peak, ao norte do vale.”
Descobertas de monólitos semelhantes ocorreram em outros locais ao redor do mundo nos últimos quatro anos, conforme o jornal BBC. Em 2020, um piloto de helicóptero avistou um monólito no deserto de Utah, nos EUA. Na mesma época, estruturas similares foram encontradas na Califórnia, Romênia e Ilha de Wight, na Inglaterra.
Em março deste ano, um monólito brilhante de 3 metros de altura foi visto no País de Gales. Desde a primeira descoberta, há especulações sobre a origem dessas estruturas. Alguns sugerem que são parte de uma instalação artística, mas até agora ninguém reivindicou a autoria dos monólitos.
Brasileiros buscam refúgio nos Estados Unidos
O número de brasileiros que nos Estados Unidos cresceu 162% em 2023, comparado ao ano anterior. O Brasil tornou-se o oitavo país com mais cidadãos que solicitam o benefício imigratório. Os dados são de um levantamento inédito da , obtido com exclusividade por .
De acordo com a agência de advocacia imigratória, o relatório foi realizado com base em informações oficiais do Departamento de Justiça norte-americano. Ao todo, 7,7 mil brasileiros pediram asilo em 2023, ante 2,9 mil em 2022.
A lei dos EUA define o instrumento do asilo como uma forma de proteção a estrangeiros que sofrem ou têm medo de perseguição em seu país de origem. A repressão pode ocorrer por causa de sua raça, religião, nacionalidade, filiação a um grupo social ou opinião política. É preciso também que o imigrante esteja fisicamente em território norte-americano para requerer o direito.
Para conseguir o asilo, o cidadão precisa comprovar o chamado “medo crível”, ou seja, apresentar evidências que deixem claro para o governo que, de fato, não pode voltar à terra natal — sob risco de morte, de ter sua integridade física comprometida ou seus direitos violados.
Fonte: revistaoeste