Perder peso naturalmente, sem tanto esforço, é real e possível, garante uma nutricionista da Espanha especialista no assunto. Ela ensina seis dicas básicas de alimentação e bons hábitos no dia a dia e garante que, devagar, os quilos extras serão eliminados.
A nutricionista espanhola Elisa Blázquez orienta que primeiro, é preciso “ouvir” o corpo: se há sensação de mal-estar, é preciso consultar um especialista para verificar o que no organismo afeta o bom funcionamento dele.
Em seguida, a especialista sugere manter-se hidratado, optar por frutas, verduras e legumes, evitar jantar tarde da noite e introduzir na alimentação os chamados probióticos – leite fermentado, iogurte natural, queijo como cottage e kefir, pães com fermentação natural.
6 dicas para perder peso naturalmente
Estes são excelentes aliados e nunca podem faltar! Para a especialista, o café da manhã pode incluir frutas e ao longo do dia, incorporar salada, proteínas e legumes cozidos a vapor ou cremes.
“É preferível consumir os vegetais inteiros, com todas as suas fibras, e evitar sucos”, afirmou a nutricionista Elisa Blázquez.
Nada de jantar muito tarde, opte refeições leves
O ideal é fazer a última refeição do dia, cerca de três horas antes de ir para a cama.
Para o jantar, se possível, opte por um prato único que contenha uma guarnição de vegetais e uma proteína de fácil digestão, como ovos e peixe.
Elisa Blázquez recomenda prepará-los levemente, de preferência assados, cozidos no vapor e grelhados.
A especialista sugere evitar pão, sobremesas e lanches na hora do jantar. Outra recomendação útil é fazer 12 horas de jejum entre o jantar e o café da manhã.
A nutricionista ressalta que o intestino é repleto de bactérias que devem ser cuidadas.
Alimentos fermentados com efeito probiótico ajudam nesta tarefa, como kombucha, missô, iogurte e kefir.
Os prebióticos são encontrados em cápsulas e suplementos alimentares, apenas especialistas podem prescrevê-los.
Leia mais notícias boas
Elisa Blázquez recomenda manter-se sempre hidratado, mas evitar beber líquidos durante as refeições porque o hábito leva ao inchaço.
Segundo a especialista, o ideal é fazer a hidratação ao longo do dia.
“Uma boa ideia é preparar uma limonada caseira, uma garrafa térmica de infusão ou chá para beber durante o dia. A hidratação ajuda na leveza e dá mais vitalidade”, disse.
É preciso fazer um esforço para eliminar o açúcar e os alimentos ultraprocessados, que não favorecem a nossa saúde.
O açúcar branco, segundo especialistas, é inflamatório, enquanto os ultraprocessados são pobres em nutrientes e com grande quantidade de aditivos, gorduras trans e açúcar.
Com o consumo, o ecossistema intestinal se desequilibra.
É fundamental introduzir manter uma rotina de atividade física.
A recomendação é buscar exercícios que agradem e fazê-los, pelo menos, três horas por semana para se manter ativo, exercitar a força e fazer seu coração funcionar .
A nutricionista insiste neste item.
“Se você se sente inchado com frequência, com desconforto gástrico ou distúrbios do trânsito intestinal, é aconselhável consultar um nutricionista, que estudará o caso e fornecerá orientações”, disse Elisa Blázquez.
Em seguida, a nutricionista disse que: “O trato digestivo tem uma capacidade fantástica de se modular dependendo de como cuidamos dele e, se o tratarmos bem, ele permanecerá saudável e forte”.
Com informações da revista Hola espanhola.
Fonte: sonoticiaboa