Sophia @princesinhamt
Mundo

Nikki Haley venceu as primárias republicanas em Washington, D.C.

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A candidata Nikki Haley venceu as eleições primárias do no Distrito de Columbia, onde fica a capital, Washington. A disputa local se deu neste domingo, 3.

Na disputa interna do Partido Republicano, Nikki é a única rival do ex-presidente norte-americano Donald Trump. Ambos disputam a indicação do partido. O vencedor vai concorrer ao comando da Casa Branca, em novembro.

Os eleitores republicanos do Distrito de Columbia tiveram três dias para votar em um dos candidatos. As urnas foram fechadas às 19h, no horário local, neste domingo. A vencedora na capital norte-americana fez uma campanha eleitoral na cidade na última sexta-feira, 1º.

Para vencer a disputa primária, os candidatos precisam da maioria dos 2.429 delegados na Convenção Nacional Republicana, em julho, quando o partido escolhe formalmente o candidato. O Distrito de Columbia, que coexiste com a capital, Washington, envia 19 delegados, o que não deve ter muita influência no quadro geral.

A primária deste domingo representou a primeira vitória de Nikki Haley. Até o momento, Trump está na frente da disputa do Partido Republicano, com 244 delegados contra 43 de sua opositora.

Nikki Haley não garantiu apoio a Trump

Donald Trump e Nikki Haley
O Vencedor Das Primárias Tentará A Vaga Na Casa Branca Contra Biden | Foto: Montagem/Reprodução/Instagram/Donald Trump/Nikki Haley

Com sua vitória na capital dos Estados Unidos, Nikki Haley disse que não se sente mais vinculada à promessa de que apoiaria o candidato do partido para a Casa Branca, caso perdesse a vaga. Ela, porém, não descartou o apoio futuro a Trump na corrida presidencial, mas disse que não sabia se ele seguiria a Constituição em uma possível vitória.

Nesta semana deve acontecer a “Superterça”, em 5 de março, quando 15 Estados e um território vão realizar as primárias ao mesmo tempo. A expectativa é que Trump consiga vencer a disputa primária e seja o candidato do Partido Republicano para a eleição presidencial em novembro. As eleições deste ano devem ser uma reprise de 2020, quando Trump competiu com Joe Biden, que, como representante do Partido Democrata, levou a melhor.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.