Na terça-feira 7, a (Nasa) informou que um asteroide de 50 metros pode colidir com a Terra em 2043. O corpo celeste recebeu o nome de 2023 DW. O risco para o impacto, porém, é considerado baixo.
De acordo com a Nasa, o asteroide passará a cerca de 2 milhões de quilômetros da Terra em 14 de fevereiro de 2046. A agência informou ainda que o astro demora 271 dias para percorrer a órbita solar. Ele se desloca a cerca de 1,5 mil quilômetros por hora. A descoberta ocorreu no fim de fevereiro, no Observatório MAP San Pedro de Atacama, no Chile.
“Muitas vezes, quando novos objetos são descobertos pela primeira vez, são necessárias várias semanas de dados para reduzir as incertezas e prever adequadamente suas órbitas no futuro”, escreveu a agência.
Atualmente, a agência estima que o novo corpo celeste esteja a cerca de 20 milhões de quilômetros do planeta Assim, a distância corresponde a por volta de 45 mil vezes o trajeto entre as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Contudo, a Nasa atualiza diariamente a quilometragem que separa o asteroide da Terra.
Fonte: revistaoeste