Sophia @princesinhamt
Mundo

María Corina Machado recebe apoio de EUA, Paraguai, Argentina, Uruguai e Equador: impulsionando sua liderança política na América Latina

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A líder da oposição da Venezuela, , recebeu o apoio de cinco países, depois de ficar inelegível, por 15 anos.

Na semana passada, contra a decisão da Controladoria de Justiça que a tirou da disputa pela Presidência. Outros oposicionistas também foram atingidos, entre eles, Henrique Capriles.

Primeiros a se manifestarem, os , em virtude do rompimento de um acordo por eleições livres. Na sequência, o Serviço Europeu de Ação Externa — instituição diplomática da União Europeia — também externou preocupação com o caso.

Dos países latino-americanos, o Equador é o que subiu mais o tom ao “rechaçar a ção da Suprema Corte da Venezuela de desqualificar, por 15 anos, a senhora María Corina Machado, líder da oposição e vencedora das eleições primárias de de 2023, para o exercício de funções públicas”.

O Uruguai comunicou que vê com “grande preocupação” as inabilitações políticas na Venezuela, “uma vez que atacam diretamente a realização de eleições livres, democráticas e competitivas, que são a exigência e o desejo de todo o povo venezuelano”.

“A Argentina reafirma seu compromisso em defesa da liberdade, da democracia e dos direitos humanos, e espera a pronta celebração de eleições democráticas e transparentes”, manifestou-se o governo Milei.

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, acrescentou ser necessária a participação de todos os candidatos oposicionistas na .


Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.