Os lambeijos dos cães têm lá as explicações. É uma maneira dos bichinhos expressarem afeto e carinho. Mas o que parece óbvio vai muito além desta simples motivação. Há pelo menos seis explicações.
Especialistas afirmam que os cachorros com as lambidas demonstram vínculo emocional, reconhecem o tutor como integrante da família e querem indicar também alguma necessidade específica, por exemplo.
É preciso tentar compreender o que exatamente aquela lambida do filho canino representa. Porém, no geral, o lambeijo é é expressão de amor, afeição e respeito dos animais pelos humanos, indicando a conexão.
Veja pelo menos seis explicações.
Os cachorros dão lambeijos para demonstrar carinho e fortalecer o vínculo emocional com os humanos. É uma maneira de indicar afeto e amor.
As lambidas dos cachorros nos tutores também demonstram o reconhecimento de liderança deles, como se todos pertencessem a uma matilha. Lamber é indicação de respeito.
A lambida também pode ser uma forma de os cães demonstrarem submissão aos seus tutores. É um comportamento que mostra que eles respeitam a autoridade e estão dispostos a obedecer.
Leia mais notícias boas
Para indicar necessidades, como fome, sede ou desejo de ir ao banheiro, os cães lambem para chamar a atenção e obter uma resposta.
A boca dos cães é uma de suas principais ferramentas para explorar o mundo ao seu redor. Eles podem lamber seus tutores para obter informações sensoriais, como o gosto da pele ou de produtos aplicados sobre ela, como loções ou cremes.
Na tentativa de reduzir o estresse, a lambida é uma forma de os cães reduzirem o estresse e a ansiedade. O ato de lamber pode ter um efeito calmante sobre eles, ajudando a diminuir a tensão emocional.
É importante lembrar que cada cachorro é único e pode ter suas próprias razões específicas para lamber os tutores. É fundamental observar o comportamento individual do seu cachorro para entender melhor o significado por trás desse gesto.
Com informações A Gazeta
Fonte: sonoticiaboa