Los Angeles vai ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2028 pela terceira vez, e há discussões sobre possíveis mudanças no programa esportivo. A edição americana pode trazer novidades, com a inclusão de novos esportes e a exclusão de outros tradicionais.
Cinco modalidades estão cotadas para entrar no evento: beisebol/softbol, squash, flag football, críquete e lacrosse. Três desses esportes já fizeram parte de edições anteriores dos Jogos Olímpicos.
O beisebol esteve presente em seis Jogos Olímpicos e o softbol, em cinco, sendo ambos parte do programa dos Jogos Pan-Americanos. O críquete participou da edição de 1.900, enquanto o lacrosse esteve nos Jogos de 1.904 e 1.908, podendo agora ser disputado no formato Sixes, com equipes de seis jogadores.
Jogos Olímpicos de 2028 pode excluir breaking e boxe
Flag football, uma versão do futebol americano com contato limitado, e squash são possíveis estreantes no quadro olímpico. Por outro lado, o breaking, que fez sua estreia em Paris-2024, não está nos planos para os Jogos Olímpicos de Los Angeles. A Federação Mundial de Dança Desportiva aposta no sucesso em Paris para incluir o breaking nos .
Já o futuro do boxe é incerto, pois a modalidade não foi incluída na programação enviada ao Comitê Olímpico internacional (COI). Além disso, a entidade anulou o reconhecimento da Associação Internacional de Boxe (IBA) em junho de 2023.
Depois da Olimpíada, Paris recebe Jogos Paralímpicos de 2024
Depois do encerramento dos , Paris será palco de outro grande evento esportivo. Os acontecerão de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024.
Nos próximos dias, 4,4 mil atletas com deficiência de 185 Comitês Paralímpicos Nacionais competirão por medalhas em 22 modalidades, distribuídas em 18 locais de competição, os mesmos utilizados na Olimpíada.
As competições serão realizadas em diversos locais: o atletismo no stade de france e La Courneuve, o badminton na Arena Porte de la Chapelle e o basquete em cadeira de rodas na Arena Bercy, entre outros.
Esta é a 17ª edição dos Jogos Paralímpicos, e a primeira vez que a recebe o evento, embora tenha sediado os Jogos Paralímpicos de Inverno em 1992. É também a primeira vez que os logotipos e as medalhas das Olimpíadas e Paralimpíadas são os mesmos.
Fonte: revistaoeste