A capital da Índia, Nova Délhi, foi tomada por uma fumaça tóxica nesta terça-feira, 23. Isso ocorreu depois que um lixão, que fica ao leste da cidade de Ghazipur, pegou fogo no último domingo, 21. O acidente ambiental gerou emissões de metano, considerado prejudicial à saúde respiratória de seres humanos.
O lixão de Ghazipur é um dos maiores da Índia. A área ocupada equivale a 40 campos de futebol. A altura dos resíduos chega a 65 metros.
De acordo com os bombeiros indianos, a suspeita é que o incêndio tenha começado por causa das altas temperaturas e do tempo seco da região. A causa, no entanto, ainda está sob investigação.
In New Delhi, #India, a massive fire broke out at the Ghazipur landfill, spewing toxic fumes into the air.
The Ghazipur landfill, considered the largest in India and possibly the world. pic.twitter.com/36P7MlywoK
— Shepherd (@YvesUitGent) April 23, 2024
Moradores da Índia disseram que não conseguiam abrir os olhos, por causa do fogo no lixão
Pelas redes sociais, alguns moradores de Nova Délhi disseram que não conseguiam manter os olhos abertos, por causa da irritação provocada pela fumaça tóxica. Além disso, as pessoas apresentaram dificuldades para respirar.
“Acabei de passar por um terrível incêndio que envolveu o aterro sanitário de Ghazipur!”, escreveu , diretor do Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis, que mora perto do aterro. “Tais focos de incêndio são difíceis de conter e põem em evidência o fracasso sistêmico das nossas políticas e práticas de gestão de resíduos.”
A Índia é um dos países que mais criam metano a partir de lixões. Dados do Centro de Ciência e Meio Ambiente indiano, por exemplo, revelam que a nação asiática comporta 3 mil aterros com alto número de resíduos.
Fonte: revistaoeste