Um tubarão-elefante, conhecido como a “segunda maior espécie do mundo”, foi fotografado enquanto estava nas águas do parque eólico de Viana do Castelo, em Portugal. O título se dá ao fato de que esse animal pode medir até 10 metros de comprimento.
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), responsável pelas fotografias, compartilhou as imagens do tubarão em sua conta no Facebook, no domingo 16.
De acordo com a DGRM, esses animais “normalmente são avistados onde a água é mais rica em alimento e não mostram receio em se aproximar de pessoas ou embarcações”.
Alimentação do segundo maior tubarão do mundo
A publicação informa que, apesar de ser o segundo maior tubarão do mundo (atrás apenas do tubarão-baleia), eles não são perigosos e se alimentam de krill, plâncton e ovas de peixe. Segundo a instituição, quando o tubarão-elefante “abre a sua enorme boca, aspira a água e retém o alimento, e pode filtrar mais de 2 mil toneladas de água por hora”.
A DGRM também explica que, “apesar do seu tamanho e lentidão (eles se deslocam a cerca de 3,7 km por hora)”, esses tubarões podem ser avistados enquanto dão saltos para fora da água, semelhante aos dos golfinhos.
Fonte: revistaoeste