Diversos restos mortais de soldados nazistas foram descobertos depois de uma explosão na barragem de Nova Kakhovka, em Kherson, na Ucrânia. Moradores locais encontraram os ossos e compartilharam algumas imagens nas redes sociais, no domingo 11.
Muitos desses cadáveres, que estavam localizados em pântanos, haviam sido submersos depois da construção da barragem de Nova Kakhovka, em 1956. Agora redescobertos, em razão do impacto causado pela explosão, os restos mortais deverão ser analisados em laboratório.
Leia Também: “Aroma do vinho pode ser melhorado com elemento inusitado”
Restos de soldados nazistas podem resultar de confronto em 1943
Conforme relatos do portal de notícias UOL, em virtude da repercussão dessas evidências, historiadores levantaram a teoria de que os ossos pertencem às vítimas de um confronto ocorrido nas proximidades da usina de Zaporizhzhia, em 1943.
Esse episódio, conhecido como a Batalha de Dnipro, envolveu diversas pessoas. Na época, o Exército Vermelho da união Soviética derrotou as forças nazistas que avançavam na região. A hipótese pode ser verdadeira, uma vez que um dos crânios tinha um capacete com símbolos nazistas.
Segundo Oleksii Kokot, especialista em relíquias militares alemãs na Ucrânia, mesmo que os soldados do Exército Vermelho tenham sido devidamente sepultados, os corpos dos combatentes alemães haviam sido deixados nos campos de batalha.